Ad imageAd image

#Profissões: Domingos Amândio, o Web Designer e o seu papel na comunicação das marcas

Targeting
Targeting

Nos últimos anos, o Web Design emergiu como uma das profissões mais dinâmicas e fundamentais, fruto da já estabelecida “era digital”, impulsionado pela constante evolução tecnológica e pela crescente demanda por experiências online sofisticadas. Para explorar o impacto e as perspectivas dessa profissão em Angola e do seu real contributo para as empresas, falamos com Domingos Amândio João Manuel, um Web Designer que através da sua profissão tem ajudado empresas angolanas na exploração das valências que o digital traz para os negócios.

Especialista em web design com quase uma década de experiência, Domingos Amândio Manuel tem desempenhado um papel essencial na transformação digital de diversas instituições em Angola. O talentoso web designer angolano liderou grandes projectos que vão desde portais para entidades governamentais, como a Provedoria da Justiça e a Vice-Presidência de Angola, a iniciativas para empresas privadas, como a Zap Wifi, a Zap Empresas e o e-commerce para o Hiper Electro (ICC).

O seu portfólio inclui ainda projectos para o Instituto Regulador das Obras Públicas de Angola, o Centro de Formação Marítima da Sonangol, o Porto do Lobito, o Instituto Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), um portal de notícias para o Portal de TI e o portal para a Academia BAI.

Em cada um desses projectos, Domingos focou-se em “criar interfaces intuitivas e experiências do utilizador envolventes, com o objectivo de a aumentar o envolvimento e a satisfação dos utilizadores”. A integração de Inteligência Artificial com técnicas avançadas de web design permitiu-lhe desenvolver experiências mais interactivas que atendem às crescentes expectativas do público.

Além disso, Domingos é reconhecido pela sua habilidade em capturar a essência visual de uma marca nos websites que desenvolve, resultado de briefings detalhados e imersão profunda na identidade da marca. Utilizando técnicas como sketch e wireframe, ele garante que cada projecto tenha uma identidade única alinhada aos valores e estética da empresa.

Domingos concorda que futuro do web design está intrinsecamente ligado à capacidade de adaptação às novas tecnologias. Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), os web designers estão a explorar novas formas de criar experiências interactivas e personalizadas para os utilizadores. “Actualmente, a combinação da IA com técnicas avançadas de web design permite a criação de experiências mais interactivas e envolventes, que respondem às expectativas de um público cada vez mais exigente”, destaca.

Para Domingos, a adopção dessas tecnologias por empresas angolanas oferece vantagens estratégicas, posicionando-as para alcançar objectivos e manter uma comunicação eficaz com o público. Enfatiza que a sua visão e experiência em web design o têm permitido explorar e aplicar inovações que ajudam as instituições a prosperar num cenário digital dinâmico e em constante evolução. Por isso, encoraja as empresas a não ficarem para trás, mas a adaptarem-se e inovarem para maximizar o seu impacto digital.

Quanto à capacidade dos profissionais de web design em Angola, Domingos expressa otimismo: “Acredito no potencial dos especialistas locais para liderar projectos complexos. Embora seja uma área em crescimento, vejo talentos emergindo tanto nas agências ou como freelancers, prontos para se destacarem com uma gestão cuidadosa das suas marcas pessoais”.

Domingos trabalha com uma variedade de tecnologias que incluem HTML, CSS, JavaScript, PHP, MySQL, React, WordPress, Adobe Illustrator, Photoshop e Figma. Contudo, “a minha principal área de actuação é o Web Design, mas também tenho experiência em Mobile App, Motion Design, Graphic Design e Marketing Digital”, destaca.

Para Domingos, um web designer comprometido deve seguir princípios fundamentais como um briefing completo para compreender as necessidades do cliente, um estudo profundo da marca para refletir a sua identidade visual, e um processo de desenvolvimento transparente compartilhado com o cliente. Destaca também a importância e necessidade de estabelecer cronogramas realistas para evitar (re) trabalhos e atrasos, garantindo assim entregas alinhadas com as expectativas do cliente e a identidade da marca.

“Colaboração é essencial”, conclui Domingos, reflectindo sobre a sua prática profissional: “A maioria dos meus projectos foi realizado em parceria com agências e outros profissionais, uma troca que enriquece o nosso trabalho e amplia o nosso horizonte colectivo”.

Conheça abaixo as redes sociais do Domingos Amândio:

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *