Coca-Cola, Refriango, Pumangol e Associação Nação Verde unem-se pela reciclagem de resíduos sólidos

Targeting
Targeting 26 de Janeiro, 2023

Com o propósito de impulsionar a reciclagem de resíduos sólidos no país, o dia 24 de Janeiro de 2023 fica marcado pela assinatura do protocolo que dá sinal verde ao projecto “O Ecoponto”, celebrado pela Coca-Cola, Refriango, Pumangol e a Associação Nação Verde.

O “O Ecoponto” é um projecto de sustentabilidade ambiental desenvolvido no âmbito da plataforma Jamii e World Without Waste, que consiste na instalação de oito ecopontos em locais estratégicos de Luanda, como bombas de combustível, onde os consumidores poderão facilmente depositar garrafas de plástico PET, latas, cartão e vidro com vista à sua reciclagem.

Segundo Paula Lima, Gestora Sénior da Coca-Cola, “os ecopontos contribuirão para a melhoria do sistema de colecta de lixo em Luanda e ajudarão a fomentar uma discussão ampla sobre sistemas e políticas de tratamento adequado de resíduos. Este projecto dá resposta à transformação positiva em matéria de meio ambiente que Angola e o mundo precisam”.

“Esta iniciativa trabalha em 2 eixos, por um lado a campanha de comunicação pretende construir a consciência da reciclagem junto da comunidade e para o futuro das gerações, através de mensagens sobre as novas vidas e formas que os materiais reciclados podem ter. E por outro lado, trabalhar com a responsabilidade de como o engarrafador recolhe parte dos materiais de embalagem colocadas no mercado, reduzindo a nossa pegada ambiental”.Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango.

O protocolo que também conta com a parceria institucional da Agência Nacional de Resíduos, estabelece o apoio das partes envolvidas às acções de sensibilização promovidas pela Associação Nação Verde, instituição responsável pela recolha e transporte dos resíduos depositados nos ecopontos até uma unidade de reciclagem.

O representante da Associação Nação Verde, Nuno Cruz, considera que este projecto irá assumir um papel preponderante no processo da promoção da logística inversa e da economia circular, sobretudo na sensibilização, consciencialização e educação ambiental dos cidadãos.

Com as iniciativas que serão levadas a cabo, o projecto “O Ecoponto” tem como ambição recolher mais de 5 mil toneladas de resíduos sólidos ate ao final de 2023.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo
2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *