O Real Madrid recuperou a posição de marca de clube de futebol mais valiosa do mundo, segundo o ranking Football 50 de 2024, elaborado pela consultoria Brand Finance. Com um valor de 1,7 mil milhões de euros, o clube espanhol registou uma valorização de 16%,o que lhe permitiu desbancar do topo o Manchester City, avaliado em 1,6 mil milhões de euros. O Barcelona fecha o top três com um valor de 1,5 mil milhões de euros.
O Real Madrid tem uma longa tradição de estar entre os clubes mais valiosos e bem-sucedidos no futebol mundial, ocupando frequentemente o topo dos rankings de valor de marca. Segundo a Brand Finance, a contratação de Kylian Mbappé, juntamente com a presença dos favoritos da Bola de Ouro Jude Bellingham e Vinicius Júnior, estiveram na base da consolidação deste domínio.
Segundo o mesmo estudo, a Premier League, com a sua vasta audiência global e acordos lucrativos de direitos de transmissão, tem consistentemente o maior número de clubes no topo dos rankings de valor de marca. A liga inglesa domina o ranking com 17 clubes entre as 50 marcas mais valiosas e um valor acumulado de € 8,1 mil milhões, em comparação com os € 4,5 mil milhões da LaLiga espanhola, que ocupa o segundo lugar.
Seis clubes ingleses estão entre os dez primeiros colocados: o Manchester United e o Liverpool mantêm-se nas 4ª e 5ª posições, ambos avaliados em € 1,4 mil milhões, enquanto Arsenal, Tottenham Hotspur e Chelsea ocupam a 8ª, 9ª e 10ª posições, respectivamente.
LER TAMBÉM: Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol
O Paris Saint-Germain (PSG) caiu para a 7ª posição, apesar de ter aumentado o valor da sua marca em 7%, atingindo € 1,2 mil milhões. Espera-se que os desafios comerciais enfrentados pelo PSG, devido à saída das suas principais estrelas, tenham um impacto a longo prazo.
Entretanto, os clubes alemães continuam a demonstrar que um desempenho consistente e conquistas em competições podem resultar no aumento significativo no valor da marca. O Bayern Munich subiu para a 6ª posição, com um valor de marca de € 1,2 mil milhões. Enquanto o Bayer 04 Leverkusen, campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha, registou o maior aumento percentual no valor da marca, com um crescimento de 72%, alcançando € 333,6 milhões.
Redacção: ola@targeting.ao
Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.