10 mulheres = 10 homenagens: 4ª edição do Gordon’s Pink Day

Targeting
Targeting 6 de Março, 2023

No mês dedicado à mulher, a 4.ª edição do Gordon’s Pink Day homenageou 10 mulheres angolanas que se destacaram nas mais diversas áreas de actuação, como ambiente, educação, saúde, empreendedorismo, apoio à população LGBTQ e às crianças, num evento que decorreu na passada sexta-feira, 3 de Março.

Com iniciativa da Diageo e a Refriango, a lista das homenageadas desta edição do Gordon’s Pink Day incluiu activistas de diversos sectores. Na área social, a iniciativa celebrou o trabalho de Luisa Mayala, líder LGBTQ e responsável pelo Movimento Lesbianidade Consciente; e de Tunisia Sebastião, consultora nas United Nations, que apoia e capacita mulheres e crianças órfãs através da sua fundação Muhato.

Na área da saúde, as homenagens foram feitas com destaque a Ana Cristina Cangombe, fundadora da Associação de Pessoas Portadoras de Vitiligo; Servelina Neto Senalto, secretária-geral da Kimbo Liombembwa, instituição que apoia o tratamento de crianças com malformações congénitas no estrangeiro; e Juliana António, co-fundadora da associação Mwana Pwo, promotora e defensora dos direitos de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres.

Já no campo do meio ambiente, o Gordon’s Pink Day realça o trabalho de Rebela Botes, activista ambiental e co-fundadora da Associação Nação Verde; e de Fernanda Renée Samuel, iniciadora da organização de protecção e restauração dos mangais Otchiva.

Os projectos educativos de Alda Manuel, engenheira de energias renováveis e fundadora da plataforma de conteúdos académicos, Tchossi Academic; e de Silke António, activista e fundadora da associação Livros São Portas, também mereceram destaque como exemplos da intervenção positiva liderada por mulheres em prol do futuro de Angola.

Ao homenagear Maria Zita Viegas, coordenadora de projetos da Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola, o Gordon’s Pink Day enalteceu o espírito empreendedor das mulheres angolanas que criam oportunidades de riqueza ante a adversidade.

O Gordon’s Pink Day alinha-se com as metas de responsabilidade social da Diageo, contribuindo para o comprimisso dos objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. É com enorme orgulho que vemos sair reforçadas questões ambientais, igualdade de género e educação nos projectos apresentados pelas homenageadas desta edição”.

Rui Pedro Garcia, Country Manager da Diageo Angola

Com o grande objectivo de amplificar o contributo das mulheres para o futuro de Angola, as homenagens da 4.ª edição do Gordon’s Pink Day contou com a apresentação da jornalista Mara D’alva e foi prestigiado por diversas figuras públicas entre cantores, actores e desportistas.

Segundo Tânia Jardim, CMO da Refriango, “dar visibilidade a estas iniciativas e o esforço pessoal destas angolanas extraordinárias é extremamente importante, não só para despertar o interesse da sociedade e de possíveis parceiros por estas questões e projectos que mudam vidas e materializam sonhos, mas também por uma questão de representatividade. Queremos que as mulheres angolanas saibam que as suas ideias valem, que é possível conseguirem chegar onde quiserem, com esforço, dedicação e paixão. Por isso, queremos reafirmar que vamos continuar a promover as construtoras de futuro a chegar cada vez mais longe. Por uma Angola desenvolvida, inclusiva e empoderada”.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *