O processo para a constituição de uma resseguradora de direito angolano deu um passo significativo esta quinta-feira (08), com a submissão do documento formal à Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG). A iniciativa, liderada pela ENSA conta com a participação de um grupo de seguradoras angolanas.
Em comunicado, a entidade supervisora confirmou a recepção do pedido, destacando que, se concretizada, esta acção representará uma transformação importante no sector de seguros em Angola. O principal objectivo, de acordo com o comunicado, é aumentar a capacidade de retenção local dos riscos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a modernização do mercado de seguros no país.
Além disso, a supervisora sublinha que a criação de uma resseguradora nacional visa fortalecer as capacidades dos profissionais angolanos na área de seguros e reduzir a saída de divisas sob a forma de prémios de resseguro para o exterior. A ARSEG considera ainda que iniciativa é “um sinal claro da confiança e do compromisso dos investidores nacionais com o crescimento do sector de seguros”.
Ainda segundo a ARSEG, a iniciativa abre oportunidade para introduzir inovação, eficiência e competitividade no mercado, tornando-o mais atractivo para investimentos estrangeiros e preparando-o para enfrentar os desafios futuros com maior solidez.
Redacção: ola@targeting.ao
Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.