O Google introduziu uma actualização discreta no ícone “G” que representa a marca, ao substituir os blocos de cor bem definidos por tonalidades em gradientes que se fundem suavemente entre si, isto 10 anos após o lançamento do logótipo actual da Google, apresentado em Setembro de 2015, que inclui o ícone “G” multicolorido como versão compacta.
As cores vermelho, azul, verde e amarelo mantêm-se, embora com ligeiros ajustes. O vermelho, o verde e o amarelo apresentam agora um brilho ligeiramente mais acentuado, enquanto o azul surge com uma saturação superior. Como resultado, o ícone torna-se visualmente mais fluido, com transições suaves entre as cores, em contraste com a segmentação rígida da versão anterior.
Acredita-se, entretanto, que este novo design se aproxima da estética frequentemente associada às ferramentas de Inteligência Artificial, que tendem a incorporar gradientes nas suas representações visuais, como se verifica com o Gemini, plataforma de IA da própria Google, que recorre a este tipo de tratamento gráfico, utilizando cores em transição nos seus ícones e logotipos. A actualização poderá, assim, estar alinhada com o objectivo de reforçar a ligação entre a aplicação Google e os produtos baseados em IA da empresa.

Até o momento, não foi confirmado se esta alteração representa uma modernização pontual ou se está integrada numa actualização mais abrangente da identidade visual da marca. Certo é que a actualização já pode ser vista na página do Google na App Store e também no Android, com a versão 16.18 do aplicativo principal da empresa.
Redacção: ola@targeting.ao