Adeus Finibanco. Olá Access Bank Angola

Targeting
Targeting 15 de Janeiro, 2024
Imagem: DR

Após ter concluída a compra de 99, 80% das acções do Finibanco, o Access Bank PLC anunciou a alteração do nome da marca a actuar no mercado angolano – sai o Finibanco e entra o Access Bank Angola. Muda o nome, muda também a sede que passa para a Torre Victoria Premium, nas Ingombotas, deu conta a companhia em um comunicado datado de 5 de Janeiro de 2024.

Com mais de 700 balcões e postos de atendimentos espalhados pelo mundo, o mercado angolano não é novo para o Access Bank PLC, onde já controla 60% das acções do Standard Chartered Bank Angola e tem em andamento as negociações para aquisição dos outros 40%.

De acordo com o relatório do terceiro trimestre de 2023, o Finibanco manteve um rácio de transformação de 20% considerado sólido. O activo apresentado foi de 157,7 mil milhões de kwanzas, sob a liderança do CEO Rui Martins Pereira, e os depósitos totalizaram perto de 118,8 mil milhões de kwanzas e um stock de crédito de 23,8 mil milhões. Com a entrada do Access Bank Angola, a instituição prevê reforçar a trajetória de crescimento e impacto significativo no cenário financeiro angolano e africano.

O Access Bank PLC, banco de origem nigeriana, reforça assim a sua posição em África, fruto da sua experiência de 35 anos. Recentemente anuciou a aquisição de 100% do Atlas Mara Bank Zambia Limited, e espera tornar-se num dos três maiores bancos na Zâmbia até 2027.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *