Ad imageAd image

Primeiro relatório de emprego em Angola disponível para consulta

Targeting
Targeting

O Primeiro Relatório de Emprego em Angola, elaborado pela Jobartis em parceria com o CINVESTEC e a CRH, oferece uma análise abrangente do mercado de trabalho angolano, lançando luz sobre dinâmicas, desafios e oportunidades.

O documento destaca uma significativa disparidade entre a oferta e a procura de mão de obra, especialmente em áreas administrativas e para cargos sem formação superior. Essa lacuna é agravada pela alta rotatividade de funcionários, principalmente em microempresas. Apesar dessa realidade, o estudo revela uma disposição significativa dos candidatos para a mobilidade geográfica em busca de melhores oportunidades.

Os jovens adultos representam a maior parcela dos candidatos em busca de emprego, o que demonstra expectativas positivas em relação ao mercado de trabalho e confiança na segurança do emprego. No entanto, a satisfação salarial é baixa, com uma disparidade significativa entre os salários recebidos e os desejados, além de uma desigualdade de género nos níveis salariais.

As empresas, por sua vez, demonstram satisfação com as competências técnicas e comportamentais dos seus colaboradores. No entanto, reconhecem a insatisfação salarial como um desafio essencial para a retenção e motivação dos trabalhadores.

O relatório baseia-se em dados do portal de emprego Jobartis, com informações de 163.715 candidatos, 4.818 empresas e 10.886 ofertas de emprego. Foram realizados inquéritos abrangentes com 3.172 participantes, que avaliaram expectativas salariais, satisfação no trabalho e políticas de emprego.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *