A BMW revelou os seus planos para lançar o seu primeiro veículo eléctrico de célula de combustível (FCEV) de produção em série em 2028. Para concretizar este objectivo, a marca alemã anunciou que expandiu a sua colaboração de mais de uma década com a Toyota, com o foco no desenvolvimento de uma nova geração de tecnologia de motores para células de combustível.
Esta parceria estratégica visa a criação conjunta de um sistema de força para veículos de passeio, baseado nas células de combustível da terceira geração. A colaboração pretende, assim, criar sinergias que deve beneficiar tanto veículos comerciais como de passeio, permitindo com que ambas as marcas mantenham as suas características distintivas.
Este passo deverá marcar um avanço significativo no campo de electrificação de veículos. Ao contrário dos carros eléctricos convencionais, que dependem de baterias recarregáveis para armazenar energia, os FCEVs (Fuel Cell Electric Vehicle), termo usado para se referir ao tipo de veículo eléctrico que utiliza hidrogénio como fonte de energia, geram electricidade através de uma reação química entre o hidrogénio e o oxigénio dentro de uma célula de combustível.
Sendo assim, o esforço conjunto entre o BMW Group e a Toyota Motor Corporation deverá resultar numa gama mais ampla de opções de carros eléctricos de célula de combustível, que estarão disponíveis para os consumidores sob as marcas BMW e Toyota. O lançamento do primeiro modelo BMW movido a hidrogénio está previsto para 2028, como parte da linha de modelos electrificados e a combustão da marca.
Além do desenvolvimento do veículo, as duas marcas anunciaram a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio e de carregamento de veículos eléctricos a bateria.
Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, destacou a importância deste marco, afirmando: “Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogénio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está a moldar a mobilidade futura”.
Koji Sato, Presidente e Membro do Conselho de Administração da Toyota Motor Corporation, reforçou a importância desta cooperação: “Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos a nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível da próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogénio”.
Redacção: ola@targeting.ao