A TV Zimbo anunciou que, com este passo, pretende aproximar a televisão angolana dos angolanos em Portugal, bem como promover a cultura angolana entre os falantes da língua portuguesa.
Conforme destacou Paulo Julião, presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo, Portugal é o terceiro país com a maior comunidade angolana no mundo, com mais de 410 mil angolanos a residirem em território português. Esta realidade justifica a escolha de Portugal como o primeiro passo na expansão da emissora fora de Angola.
“O nosso objectivo é alcançar o maior número de angolanos e falantes da língua portuguesa residentes em Portugal, levando até eles uma informação diferenciada, rigorosa, precisa e responsável”, reforçou Paulo Julião.
Durante este período de entrada no mercado português, a TV Zimbo, disponível em exclusivo na posição 193 da operadora NOS, planeia oferecer uma programação inédita de 15 horas diárias, das quais sete serão dedicadas à informação, com jornais e programas informativos, e as restantes oito horas focadas no entretenimento.
Nesta fase inicial, toda a emissão será transmitida a partir de Luanda, com a colaboração da equipa de jornalistas e outros profissionais da TV Zimbo em Angola. No entanto, Paulo Julião mencionou a possibilidade de, no futuro, serem produzidos programas em Lisboa, centrados na vida dos angolanos em Portugal.
A expansão da TV Zimbo para Portugal visa atingir um público-alvo específico: angolanos e falantes de português residentes no país. Esta estratégia faz parte da aposta da emissora, que desde 2017 se mantém entre os líderes de audiência em Angola.
Redacção: ola@targeting.ao