LISPA dá Boost a soluções focadas em SDGs

Targeting
Targeting 30 de Janeiro, 2023

O Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos de Angola, LISPA, em parceria com a International Finance Corporation (IFC) e a Acelera Angola, anunciou o lançamento de uma nova edição do programa de aceleração, o LISPA Boost, desenhado especificamente para startups que trabalham para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ou SDG, em inglês) das Nações Nações Unidas adoptados em 2015. As startups que promovem um ou mais dos 17 objectivos da SDG são incentivadas inscrever-se no programa.

O LISPA Boost foi criado para ajudar startups a desenvolver negócios e a prepará-los para entrar no mercado, fornecendo uma variedade de recursos e suporte, que inclui workshops, orientação, networking e ainda acesso a investidores e especialistas do sector.

O programa está dividido em três fases: (i) validação, onde as startups terão acesso a workshops e mentorias para ajudá-las a validar a sua ideia de negócio e o seu mercado-alvo; (ii) Produto, aqui os inscritos irão trabalhar no desenvolvimento de protótipos e/ou produto mínimo viável (MVP). Por fim, a fase de (iii) negócios, que será focada na escalabilidade do negócio, em como irão gerar receitas e no desenvolvimento de um modelo de negócio sustentável.

Acreditamos que estas startups não estão a trabalhar apenas para causar um impacto positivo no mundo, mas também porque têm o potencial de impulsionar o crescimento económico e gerar empregos”.

Silvio Faustino, Head of Innovation da Acelera Angola.

No final de cada uma das fases, haverá um Demo Day, onde as startups irão apresentar o seu negócio e receber feedback de um quadro de júri competente que nomeará a melhor solução em cada fase.

Os projectos selecionados para esta edição irão receber um apoio monetário de 2 milhões de kwanzas para o desenvolvimento do seu MVP e/ou protótipo, e 1 milhão de kwanzas para suportar custos na área de marketing e vendas, além de que a melhor startup de cada fase irá receber um prémio monetário que vai de 250 mil a 1 milhão de Kwanzas.

As candidaturas para o LISPA Boost podem ser feitas através do website oficial até 17 de Fevereiro de 2023.

O LISPA, Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos de Angola, é uma iniciativa do Banco Nacional de Angola e do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *