Publicidade

TikTok destrona YouTube como rei do vídeo nas redes sociais

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

Pela primeira vez, o TikTok ultrapassou o YouTube em utilização por marcas e retalhistas, segundo um relatório da Digiday. Este feito assinala uma mudança significativa no panorama das redes sociais, onde o YouTube sempre foi a principal escolha para estratégias de vídeo corporativos.

O relatório da Digiday, que desde 2022 avalia as estratégias das marcas nas redes sociais, revela que 67% das marcas inquiridas publicaram conteúdo no TikTok no último mês, enquanto apenas 60% o fizeram no YouTube. É a primeira vez que uma plataforma semelhante supera o YouTube neste aspecto, relegando a plataforma da Google para o segundo lugar. Já o Snapchat, outra plataforma de vídeo, atraiu apenas 13% das marcas.

Segundo o estudo, em 2022, o domínio do YouTube ainda era evidente, com 67% das marcas a preferirem a plataforma da Google, contra 42% que optavam pelo TikTok. Mesmo em 2023, o YouTube mantinha a liderança com 74% de utilização por marcas, seguido pelo TikTok com 63%. No entanto, a rápida mudança de paradigma, que colocou o TikTok à frente do YouTube desde Julho de 2024, destaca a força da rede social chinesa, cujo avanço foi apenas travado por uma desaceleração possivelmente relacionada com os problemas que enfrenta nos Estados Unidos, onde poderá ser banido caso não concretize a venda da sua subsidiária norte-americana.

Considerando que não houve grandes oscilações na quota de mercado nos últimos dois anos, durante os quais o YouTube liderou confortavelmente, é possível concluir que as alterações no ranking estão ancoradas principalmente no crescimento do TikTok e no declínio do YouTube. Este declínio é atribuído à sua natureza como plataforma mais antiga, que não atrai tanto o público jovem e dinâmico do TikTok.

Além disso, questões como a segurança da marca, o aumento do uso de bloqueadores de anúncios, a menor capacidade de atenção da Geração Z e a imprevisibilidade do algoritmo do YouTube têm contribuído para a perda de popularidade da plataforma.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *