A adopção em massa da Inteligência Artificial Generativa continua a crescer a um ritmo lento, de acordo com um estudo recente da Boston Consulting Group (BCG). O relatório, intitulado Most Innovative Companies 2024: Innovation Systems Need a Reboot, revela que, apesar das empresas reconhecerem a importância desta tecnologia para o sucesso, estas estão cada vez menos preparadas para a sua implementação.
O estudo destaca uma desconexão preocupante entre a prioridade atribuída à inovação e a capacidade real das organizações de a concretizar de forma eficaz. Apesar de 83% dos executivos considerarem a IA Generativa uma das três principais prioridades das suas empresas, apenas 3% das organizações possuem a estrutura necessária para a sua implementação. Este número representa uma redução significativa relativamente aos 20% reportados em 2022, indicando um retrocesso na preparação das empresas para enfrentar os desafios da inovação.
Outro dado relevante encontrado pela pesquisa é que, entre as poucas empresas que adoptam a IA Generativa, a maioria está a redireccionar o foco para a optimização de processos, com cerca de 70% das empresas a priorizem o aumento da eficiência e da velocidade dos seus modelos operacionais, e 65% a planearem expandir o número de projectos nas suas carteiras, com um terço a concentrar-se em iniciativas de curto prazo.
O relatório também aponta que, embora muitas empresas estejam a experimentar a IA Generativa, apenas 10% relatam um impacto significativo – uma diminuição de 27 pontos percentuais em relação a 2022.
As principais barreiras identificadas no estudo, incluem as taxas de juros elevadas (47%) e a escassez de talento (44%). Além disso, 52% dos executivos indicam estratégias pouco claras como o maior desafio para a implementação de soluções com IA.
Redacção: ola@targeting.ao
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