A Mozilla, empresa mundialmente reconhecida pelo seu navegador Firefox, anunciou uma reformulação completa do seu branding, após mais de 25 anos de existência. No entanto, o que realmente desperta a nossa atenção é a estratégia por detrás desta nova acção de marca da Mozilla.
Conforme explicou a Mozilla, o rebranding da marca é composto por um novo logotipo e uma missão renovada que se resume em “reclamar a internet como um recurso público global, aberto e acessível a todos”. Por outra, esta renovação, desenvolvida em parceria com a agência de design Jones Knowles Ritchie (JKR), pretende destacar que a actuação da Mozilla vai além do desenvolvimento do popular navegador de código aberto, o Firefox.
A nova identidade visual da Mozilla, denominada “Grassroots to Government” (Das bases à política), procura conectar todos os intervenientes na internet, desde movimentos locais a organizações de defesa de direitos digitais. O logotipo agora incorpora uma bandeira que combina a letra “M” com um pixel deslocado para simbolizar tanto o espírito activista da Mozilla como uma referência ao icónico Tiranossauro Rex que representou a marca no passado.
“A proposta de identidade visual é moderna e digital, concebida para destacar a singularidade da Mozilla como uma organização activista. A nova marca encapsula a estratégia renovada da Mozilla, que visa “reclamar a internet” e continuar a sua missão de promover um ambiente digital mais aberto e justo”, disse a empresa.
Fundada em 1998, a Mozilla tem uma longa história no desenvolvimento de tecnologias abertas e na defesa da privacidade na internet. No entanto, muitos utilizadores desconhecem o amplo alcance das suas actividades. A organização não se limita a manter o Firefox, sendo também responsável pela criação de guias, publicação de padrões de código aberto, organização do evento comunitário Mozfest e gestão de uma unidade de investimentos dedicada a apoiar a inovação digital.
Redacção: ola@targeting.ao