Airbus A220: a aeronave que vai trazer mais conforto, eficiência e tecnologia à frota da TAAG

Targeting
Targeting 8 de Dezembro, 2022

A transportadora aérea nacional, TAAG, apresentou no passado dia 6 de Dezembro, a sua mais recente aquisição – a aeronave Airbus A220. O momento ficou marcado com o vôo experimental do novo modelo, um acontecimento histórico e de celebração que assinala a introdução desta aeronave na frota angolana e que, sobretudo, “prestigia Angola, a aviação angolana e reforça a credibilidade da companhia de bandeira”.

O evento teve lugar no Aeroporto Internacional 4 de Feveveiro, com destaque para o vôo de demonstração que contou com a presença de convidados institucionais, accionistas, representantes diplomáticos, parceiros e imprensa a bordo da aeronave que sobrevoou o espaço aéreo angolano por cerca de uma hora e meia.

A TAAG pretende incorporar aeronaves A220 na sua frota a partir de meados de 2023. Por isso, foi feita uma encomenda de seis aeronaves deste modelo, estando prevista a entrega de dois destes equipamentos em Agosto de 2023 e o remanescente durante 2024. Uma incorporação que vai trazer para a frota angolana aeronaves verdadeiramente do século XXI, em termos de tecnologia e eficiência.

O objectivo da TAAG é trabalhar com todos e com os melhores fabricantes do mundo, estruturar a sua frota no formato multi-marca (Boeing, Airbus e Dash8) e escolher as aeronaves mais apropriadas para a nossa operação regional e intercontinental.”

Eduardo Fairen Soria, PCE da TAAG

Ana Major, PCA da TAAG defendeu que a aquisição das aeronaves Airbus A220 “representa uma redução de 25% em custos operacionais, ou seja, uma melhor rentabilização dos recursos e maior geração de valor.” Para os profissionais da TAAG, abrem-se novas “oportunidades de carreira, crescimento profissional e de formação”, pois, os colaboradores receberão uma capacitação para voar em Airbus e realizar a manutenção do equipamento cá mesmo em Angola.

Para o Secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Emílio Londa, que também marcou presença no evento, a incorporação destas aeronaves enquadra-se numa “estratégia de modernização, crescimento e diversificação multi-marca que a TAAG está a implementar na sua frota, de forma a garantir a versatilidade necessária para cobrir os destinos domésticos, regionais e intercontinentais com maior competitividade e eficiência operacional.” Com a introdução do Airbus A220, a TAAG estará mais bem servida para potenciar o “crescimento do seu sistema de rotas centrado no novo Aeroporto Internacional de Luanda Drº António Agostinho Neto”, reforça o governante.

De acordo com a TAAG, o Airbus A220 tem a capacidade para 142 passageiros (130 em classe económica e 12 em classe executiva). É uma aeronave moderna e extremamente eficiente com uma redução de consumo de combustível na ordem dos 25%. Um equipamento amigo do ambiente com redução em 25% na emissão de CO2 e redução em 50% na poluição sonora. O cliente terá conforto superior, entretenimento e um espaço maior na cabine e de bagagem.

Redacção: ola@targeting

Fotografia: Edvaldo Maurício

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *