As medalhas dos Jogos Olímpicos têm fragmentos de ferro da Torre Eiffel

Targeting
Targeting

O retorno dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos à França é marcado com a oferta de uma lembrança tangível e eterna: além do tradicional ouro, prata e bronze, um fragmento original de ferro da Torre Eiffel foi incluído em cada uma das mais de 5 mil medalhas que serão entregues.

Numa mistura de tradição e inovação, o Comité Organizador dos Jogos de Paris 2024 revelou o design das medalhas olímpicas e paralímpicas, um trabalho de design realizado em parceria com a joalheria Chaumet, do grupo LVMH.

Com 3 símbolos: a forma do hexágono, o brilho e o cenário, a joalheria francesa Chaumet afirma que “desta vez, os designers não tiveram que lidar com um diamante ou um rubi atemporais, mas sim com um material envelhecido”, um trabalho que veio com um briefing bastante específico por parte da organização do evento: “tragam criatividade e importância a um objecto clássico, mas essencial, que simboliza os Jogos Olímpicos e Paralímpicos… Mas como fazer isso? Colocando um pedaço da França dentro dela – literalmente”.

Estes fragmentos, agora gravados com a logomarca dos Jogos de Paris, formam um hexágono que remete ao contorno geográfico da França, apelidada de “L’hexagone”. Além disso, a parte de trás das medalhas olímpicas apresenta a tradicional imagem de Nike, a Deusa da Vitória, junto ao Estádio Panatenaico de Atenas, trazendo consigo a Torre Eiffel como novidade, unindo a Grécia antiga às origens francesas dos Jogos modernos. Enquanto que na frente das medalhas paralímpicas, para garantir a acessibilidade, o nome da edição foi escrito em Braille ao redor de uma Torre Eiffel vista de um determinado ponto de vista.

“Procuramos inspiração na nossa herança (…). Consultamos os nossos arquivos com duas ideias principais em mente: processar esse pedaço da Torre Eiffel em forma de hexágono para representar a França, e colocá-lo no meio da medalha e no centro de uma peça de ouro brilhante e lapidado”, revelou Clémentine Massonnat, Diretora Criativa da Chaumet.

Recordando que a figura tradicional das medalhas, a Deusa da Vitória Nike, é retratada em primeiro plano, em frente ao Estádio Panatenaico, onde os Jogos Olímpicos foram revividos pela primeira vez em 1896. Mas a edição de 2024 teve a sua excepção: a adição de uma Torre Eiffel do outro lado do estádio.

Segundo revelado na última quinta-feira, 8, além de cada medalha confeccionada para os Jogos de Paris 2024 trazer uma peça original da Torre Eiffel, as mesmas vêm também com um certificado de autenticidade.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *