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Marcas de bebidas lideram resultados do estudo ao consumidor feito pela Superbrands

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Por Targeting
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Por meio de um estudo ao consumidor conduzido pela Keyresearch, com 1045 pessoas entrevistadas, em cerca de 1 mês, a Superbrands apresentou a 9 de Fevereiro, os resultados do estudo ao consumidor onde foram analisadas as menções às marcas que surgem espontaneamente na cabeça dos consumidores.

A Superbrands leva a cabo anualmente uma análise detalhada do mercado e das marcas com maior relevância, que permitem identificar as marcas e os segmentos com maior relevo para o consumidor angolano, bem como as características genéricas deste mercado.

Com 79% das referências, de forma genérica, a moda, tecnologia e bebidas formam o Top 20, aparecendo como as marcas mais mencionadas pela população. Enquanto que ao nível da menção de marcas nacionais, bebidas, distribuição e alimentação surgem destacadas nas referências da população, representando 87%.

No âmbito das referências genéricas e espontâneas do Top 20, é de destacar a elevada referência a marcas internacionais ligadas ao mundo da moda. Mas ainda assim é possível encontrar várias outras marcas com presença relevante e efectiva no mercado local, como no caso da Coca-Cola, Toyota, Cuca, Pura e Unitel.

Quando a análise passa para a dimensão de marcas exclusivamente nacionais, Cuca, Nocal e Eka surgem como as marcas mais referenciadas, seguidas da Pura, Blue, Coca-Cola e Booster, representando 53% do Top 20 de marcas referenciadas. De salientar que marcas afectas às áreas de tecnologia, distribuição, alimentação e banca estão também entre as áreas de maior referenciação.

Um dos aspectos relevantes em termos de análise do estudo está relacionado com a análise por faixa etária, que foi dos 15 aos mais de 45 anos de idade, e estrato social, do mais baixo ao mais alto. Onde o Top 10 destas análises, as marcas relevantes são transversais a todas as idades, com a Nike, Adidas e Samsung a surgirem com elevadas referências em todas as faixas etárias, enquanto que a Coca-Cola destaca-se em 4 das faixas etárias (apenas excepção da faixa etária dos 15 aos 19 anos).

Já em termos de estrato social, existe também um padrão comum a todas as faixas etárias, com a moda no Top 3 das referências genéricas e as bebidas no Top 3 das referências nacionais.

Esta análise permite perceber três aspectos relevantes: primeiro, que, ao contrário do que se verifica em muitos outros mercados, a elevada percentagem da população em idade jovem torna o mercado muito “padronizado”, sem grandes diferenças em termos de faixas etárias ou estrato económico. Em segundo lugar, a relevância dada pela população às áreas de moda, tecnologia e bebidas, permite perceber que são áreas atractivas para as empresas, mas já altamente concorrenciais. Finalmente, à semelhança de outros mercados, a tecnologia e telecomunicações são muito valorizadas como áreas de grande relevância em termos sociais, acompanhando as mudanças sociais que o mundo em geral vai experienciando.”

Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands Angola

Este estudo esteve na responsabilidade da Keyresearch que elaborou o estudo em 18 pontos de amostras da província de Luanda, com base em idade, género, estrato económico e localização geográfica de 1045 pessoas.

As marcas finalistas poderão ser divulgadas e premiadas no final de junho do corrente ano, após a segunda fase do estudo em que é feita uma avaliação pelo Conselho Superbrands, um painel composto por 15 profissionais de destaque no mundo das marcas.

Redacção: ola@targeting.ao

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