Digital Banking Solutions analisa o futuro da banca angolana

Targeting
Targeting 8 de Dezembro, 2023

Com vista a explorar as últimas tendências, estratégias e sua implementação, direccionadas ao sector financeiro e bancário nacional, a Digital Banking Solutions Angola (DBS), parceiro Oracle, realizou no passado dia 6, em Luanda, a conferência sobre “Inovação Tecnológica na Banca”.

O evento contou com um elenco de oradores composto por: Vasco Oliveira, Upender Singh, Carlos Rosado, Fábio Sebastião, Eduardo Farah, Felipe Retke, Armindo Fortes, Pedro Pinheiro, Eduardo Bettencourt, Nuno Veiga, Odilon Costa, Phil Boyall e Pedro Ferreira.

Questionado sobre em que ponto Angola se encontra nesta jornada da inovação tecnológica, no que a Banca diz respeito, Felipe Retke, Director Geral da ETIC, referiu que “estamos no ponto de viragem. Open Banking, Open Finance, IoT e adopção da Cloud são incontornáveis e já chegaram ao nosso país”.

Angola conta com cerca de 12 milhões de utilizadores de Internet, que representam cerca de 33% da população total. Números ainda baixos, mas que, segundo o que foi abordado no evento, contam com um enorme potencial de crescimento muito focado na utilização digital e mobile dos serviços.

Os oradores do evento foram unânimes quanto ao papel das empresas na formação contínua das suas equipas, que estimula o conhecimento e a capacidade de absorver e aplicar estas novas tecnologias da forma correcta. A aprendizagem contínua de todos os envolvidos – regulador, instituições, empresas, integradores, colaboradores e clientes será a base sustentável da inovação. Por sua vez, a DBS menciona que os parceiros locais são fundamentais para a adequação e sucesso no desenvolvimento e implementação de projectos dedicados, de elevada complexidade, como são os da sua especialidade.

A Digital Banking Solutions (DBS), parceiro Oracle para a plataforma Flexicube desde 2019, com sede em Portugal e centros de desenvolvimento na Índia e no Brasil, está presente em Angola sob a designação DBS Angola, oferece soluções para o sector financeiro nas áreas de Core Banking, Pagamentos, Crédito, Risco, Compliance e Canais Digitais.

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *