Publicidade

Moda, Bebida e Tecnologia: os segmentos mais referenciados no Estudo ao Consumidor da Superbrands

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

Cuca, Unitel e Tio Lucas são as marcas nacionais mencionadas mais vezes no novo Estudo do Consumidor conduzido pela Superbrands e pela Keyresearch. Apesar disso, as marcas de moda internacional Adidas e Gucci lideram as menções do estudo que permite identificar as marcas e os segmentos com maior relevo para o consumidor angolano, bem como as características genéricas deste mercado.

No top 20 das marcas mais referenciadas, Alimo, Coca-Cola, Pura, Eka, Fula e Nocal inscrevem também os seus nomes em representação ao mercado local. Concluindo, as marcas de Moda, Bebidas e Tecnologia foram as mais mencionadas espontaneamente pela população, com 72% das referências, enquanto que ao nível da menção de marcas nacionais, Bebidas, Alimentação e Tecnologia surgem destacadas nas referências da população, representando 85%.

Conduzido pela Keyresearch, o Estudo ao Consumidor, promovido anualmente pela Superbrands, analisa detalhadamente o mercado e as marcas com maior relevância, com destaque a análise das menções às marcas que surgem espontaneamente na cabeça dos consumidores.

“No âmbito deste estudo, feito de forma idónea e independente, as marcas são referenciadas de forma espontânea pelos consumidores em cinco dimensões: notoriedade, identificação, necessidades, unicidade e confiança. O estudo foi realizado no final de 2023, em 18 pontos amostrais da grande Luanda e em quatro outras províncias do país, com a ponderação a ser feita em função da análise sócio-demográfica: por idade, região e estrato social”, explica Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Angola.

Quando a análise passa para a dimensão de marcas exclusivamente nacionais, as marcas de bebidas são as que contam com mais relevância, com destaque para Cuca, Pura, Eka, Nocal e Top. Enquanto que as marcas afectas aos sectores Alimentação e Tecnologia estão também entre as áreas de maior referenciação, destacando-se as marcas Unitel, Tio Lucas, Alimo, ZAP, entre outras.

“Comparando os dados de 2021 com os dados registados no final de 2023, os sectores que registaram um maior crescimento no TOP 20 foram Alimentação, Bebidas e Automóveis, enquanto que os sectores Tecnologia, Moda e Produtos de Higiéne apresentaram uma redução na sua presença”, salienta Paulo Santos, da KeyResearch.

Numa comparação entre os estudos realizados em 2021 e no final de 2023, verifica-se que Eka, Alimo e Primavera registaram as maiores subidas no ranking, ao passo que Unitel, Top, ZAP, BAI, Booster, Dopel, NGOLA e BFA subiram ao Top 20. Em sentido contrário, Fanta, Coca-Cola e Dona Xepa apresentaram as descidas mais pronunciadas, sendo que Vinul, Sprite, Compal, Madar, Sumol, Suave, Oasis e Tigra deixaram de integrar o Top 20.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *