Publicidade

“Devemos liderar pelo exemplo”

Targeting
Por Targeting
13 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

Nascida no município da Gabela, província do Cuanza Sul, Yeda do Céu Pinheiro Ferreira desde muito cedo sonhou em trabalhar na Banca, e fê-lo. Começou o seu percurso profissional neste segmento há mais de 20 anos e foi acumulando experiências em funções de liderança. Actualmente assume, há dois anos, a Direcção Comercial do Banco Keve para a Região de Luanda, mas no seu curriculum constam passagens pelo actual Banco Millennium Atlântico e pelo já extinto Banco Millennium Angola e pelo Millenium BCP.

Define-se como uma mulher cuja paixão maior é a de ser mãe de um jovem de 15 anos de idade, que ama plantas e que procura aproveitar ao máximo o seu momento fora do trabalho: “tenho o meu lado divertido fora do trabalho, gosto de ouvir boa música, dançar, viajar e cozinhar”.

Yeda Ferreira é a primeira entrevistada da Edição de 2024 da rubrica Elas No Comando, uma rubrica que destaca as mulheres que escolheram o mundo executivo, as mulheres angolanas que lideram departamentos em médias e grandes empresas angolanas ou com operações em Angola.

Fale-nos do seu percurso académico

Completei o ensino médio no curso de Ciências Económicas no Agrupamento 3 do Colégio Liverpool na cidade do Porto, em Portugal. Sou licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Privada de Angola. Considero-me uma mulher apaixonada pelo sector bancário, especificamente pela área comercial, em que sempre trabalhei até a data.

Como e quando é que chega à banca?

O primeiro contacto com a banca começou ainda no tempo de estudante no ensino médio, onde pela minha audácia e simpatia em lidar com pessoas, recebi uma informação de um técnico bancário do Millennium BCP sobre estágios neste sector para jovens angolanos. Volvidos alguns dias após o envio da documentação para o estágio, a área responsável do Banco Millennium BCP entrou em contacto com o Colégio Liverpool para melhor informação sobre a minha situação curricular. E assim foi, beneficiei de um estágio no Millennium BCP em Tagus Park.

Aquando do meu regresso à Angola no ano de 2002, candidatei-me a uma vaga na sucursal do actual Banco Millennium BCP (na altura Banco Comercial Português – BCP) onde fui admitida para trabalhar na única representação estrutural da então sucursal, com sede na rua Rainha Ginga em Luanda. Naquela época o banco contava com apenas 20 colaboradores, sendo que inicialmente acumulei as funções de Técnica Estagiária de Operações e Atendimento e Operadora de Caixa na Área Comercial.

Antes disso, quais foram as outras áreas em que trabalhou?

Antes da chegada a banca trabalhei no sector do comércio a grosso (bebida e bens alimentares) e transportes de mercadorias, com o comerciante Humberto Ferreira. Nesta empresa geria a negociação com os fornecedores, vendas e distribuição de mercadorias aos clientes em Luanda e no Cuanza Sul, incluindo também as cobranças ao inadimplentes. Nesta empresa aprendi, acima de tudo, o melhor desempenho na gestão de vendas, cobranças aos devedores, rigor nas entregas e nos compromissos. Foi realmente um exemplo para a profissional que hoje se tornou.

Quais são os principais desafios em dirigir a área comercial de uma instituição bancária?

Um dos principais é gerir pessoas, formando-as e capacitá-las para melhor servirem os clientes mediante as qualidades por eles esperadas, mantendo-os fidelizados e satisfeitos.

E como é que se ultrapassam estes desafios no dia-a-dia?

Enquanto líderes, devemos liderar pelo exemplo, apoiando as equipas quer colectiva, quer individualmente e garantir a proximidade entre todos, primar pela melhor e maior orientação nas questões mais difíceis e desafiadoras características da actividade bancária, em que cada cliente quer uma solução ao seu gosto. As equipas devem estar preparadas para melhor adaptarem-se a pressão que se impõe na qualidade de servir clientes, assertividade nas vendas, bem como na entrega de bons negócios para o banco.  

Em termos comercias, é mais fácil trabalhar o segmento corporativo ou particular dentro de um banco?

Em termos comerciais é muito mais fácil trabalhar com o segmento particular porque a gestão é mais simples pela sua natureza e objectivos de cada um. Enquanto o corporativo tem as suas especificidades e peculiaridades, onde estão sujeitas diariamente a adaptações no seu modelo de gestão face às variações impostas pelos impactos económicos. Enquanto gestores bancários devemos estar sempre preparados a apresentar soluções tanto com produtos e serviços com características padronizadas, bem como soluções no modelo Taylor Made (produto desenhado a avançar na medida do cliente).

Foi Directora Comercial no antigo Banco Millennium Angola, no actual Banco Millennium Atlântico e agora desempenha a mesma função no Banco Keve. Qual é o segredo para se manter por mais de 15 anos a desempenhar esta função?

Para se manter por mais de 15 anos a desemprenhar esta função, decerto que o segredo se resume na “paixão comercial” que me caracteriza. Também é necessário transparência na gestão de clientes, disciplina e rigor na gestão de equipas, sinceridade comercial e objetividade no modelo de negócio Win – Win, de formas a atingirmos os melhores resultados para o Banco.

Yeda Ferreira, Directora Comercial do Banco Keve para a Região de Luanda

O Banco Keve tem passado por um processo de reestruturação a vários níveis. No que diz respeito ao seu pelouro, o que o mercado pode esperar da vossa instituição?

O nosso processo de restruturação começou em 2021 e implicou a redução de unidades de negócios em todo o país, permitindo impulsionar ainda mais a adopção de novas tecnologias voltadas para as necessidades do mercado angolano, ajustando-as ao comportamento dos clientes.

Passamos, em termos de posicionamento, a ter maior foco no negócio, com distinção para sectores de actividades estratégicas e uma presença racionalizada e optimizada em função do perfil demográfico e comercial das regiões e do ecossistema. Este novo posicionamento permitiu dinamizar a relação comercial com os clientes de forma contínua e dar respostas às necessidades dos clientes. Melhoramos a oferta de produtos e serviços, bem como, melhor apoio à banca de investimentos, sendo um dos pilares estratégicos do Banco Keve.

Apostamos também na especialização e na personalizada gestão de clientes particulares, com perfil prime, protocolos firmados com empresas, bem como o acompanhamento de grupos empresariais e económicos que se dedicam a actividades de sectores com impactos relevantes na economia.

Em resumo, o mercado pode esperar do Keve: i) Simplificação de processos e procedimentos para a promoção de decisões rápidas e maior autonomia para equipas e clientes; ii) Inovações Tecnológicas em prol da automatização, eficiência de recursos, superação dos níveis de serviços e qualidade no servir clientes; iii) Assertividade na construção de soluções que avancem á medida dos clientes, usando modelos que se ajustem a necessidade do cliente, construção de propostas de valor com os insights do cliente; melhoria continua sempre que necessário; iv) Rentabilidade – Desenvolvimento de equipas altamente produtivas focadas para a relação entre o Banco e seus clientes que resulte em valor acrescentado para todo o ecossistema; v) Sustentabilidade – Acções comerciais duráveis no presente, mas com olhos postos no futuro, apoiando projectos bem estruturados e com potencial de crescimento sustentável.

Quais são os vossos objectivos comerciais a médio/longo prazo?

Os nossos objectivos comerciais a médio prazo estão também relacionados com os objectivos estratégicos do Banco, que passam pela Sustentabilidade do Negócio, Foco no Fortalecimento das Habilidades Digitais, Crescimento Sustentável e Mobilização de Talentos.

Posso partilhar convosco os objectivos comerciais do ano passado que, no entanto, já foram fechados e que indicam o nosso caminho para o futuro:

    Activos – crescimento de + 25% dos volumes fechados em 2023;

    Créditos – crescimento de +19MM dos volumes fechados em 2023;

    Títulos – crescimento de + 36% dos volumes fechados em 2023;

    Recursos – crescimento de + 22% dos volumes fechados em 2023;

    Resultados líquidos – crescimento de + 43MM dos volumes fechados em 2023.

Yeda Ferreira, Directora Comercial do Banco Keve para a Região de Luanda

Naturalmente a Yeda lidera uma equipa. Quantas pessoas tem ela e como está subdividida?

A rede comercial DPN é composta por 29 agências, distribuídas por 15 províncias e comporta neste momento 175 colaboradores, subdivididos por funções como: Gerentes, Gestores de Clientes e Assistentes Comerciais. Luanda que é a província que lidero, apresenta 50% do quadro de colaboradores e 15 Agências.

Conduzir equipas é um desafio, seja qual for o negócio. Quais as especificidades na banca?

As especificidades usadas por mim, e que melhor nos proporcionam resultados face aos desafios da banca são: trabalhar cada vez mais nos hards e softs skills dos colaboradores tornando-os pessoas dinâmicas, proativas, metódicas, focadas em soluções e transmitindo aos clientes a máxima da confiança. Arrisco-me a dizer que trabalhando neste modelo, qualquer profissional poderá desvencilhar-se de quaisquer desafios e fechar negócios em qualquer área.

Que atributos uma Directora Comercial deve ter para se destacar num mercado e num segmento como este.

Para além da paixão comercial, como já reiterado, outros atributos pessoais como atitude, facilidade de comunicação e excelente raciocínio lógico. Não obstante a estes atributos, uma Directora comercial também deve ter uma continua formação, foco no negócio, conhecimento do mercado, netwoks, estratégia e soluções para os clientes, devendo transmitir sempre confiança, sem se esquecer da orientação às equipas que lideramos mormente a celeridade nas respostas e evitar procrastinações no trabalho.

Fotografias: Madmoselle Luissandra

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo

Publicidade

8 Comentários
  • Parabéns Líder YF,
    respostas assertivas e bem definidas.
    Mulher Guerreira e que sabe de cor e salteado do negócio Comercial🙏🏾✌🏼👌🏽👏🏽

  • Parabéns Líder YF,
    Continue focada nas equipas com zelo e dedicação.
    Estamos juntos para fazer negócios que é a tua e nossa Paixão Comercial.
    Bem haja Mulher batalhadora que sabe de cor e salteado os contornos de uma boa negociação para fechos com sucesso 🙏🏾✌🏼👌🏽👏🏽

  • Conheço muito bem a Yeda e, sendo minha amiga, não podia deixar um breve comentário para caracterizar o excelente grau de capacidade, resiliência e intelectualidade no desempenho das funções que exerce na banca. Bem haja Yeda Ferreira

  • Prezada Irmã, Comadre;
    Saudaçoes afaveis.

    Sinto um grande orgulho na minha vida por ter esta Pessoa , mulher sabía, amavel, sobretudo virtuosa.
    Espero que tenha este privilegio toda vida que o Senhor te conceder, mulher empoderada, nós ganhamos e desejo tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *