Há mais de uma década que a PayPal tem sido fundamental na democratização dos pagamentos online. Decorridos 25 anos da sua existência, a empresa apresentou uma nova identidade visual. Assim sendo, a nova tipografia, que se destaca pela paleta de cores PayPal Pro, é parte de um novo posicionamento da marca.
O novo visual apresenta um design limpo e contemporâneo, que combina sofisticação minimalista com um apelo intemporal. Segundo a PayPal, esta acção visa reforçar a autoridade da marca, à medida que se foca numa estratégia que distancia a marca do branding tradicional do sector. Em suma, a PayPal aponta para uma nova era.
A nova identidade, criada pela Pentagram, surge assim da estratégia de posicionar a PayPal como uma ferramenta universal e acessível. Razão pela qual, conforme explicou a PayPal, a reformulação do novo logotipo apresenta uma paleta de cores refinada e um monograma redesenhado, enquanto mantém o ângulo característico do ‘P’, agora com as curvas modernizadas para conferir um visual mais actual.
Este redesign marca uma mudança significativa em relação ao estilo itálico que caracterizou a marca desde 2000. O logotipo agora possui uma identidade própria, distinta do monograma. A nova fonte, chamada PayPal Pro, é uma versão modificada da LL Supreme, que por sua vez é um redesenho da famosa fonte Futura, dando à marca um aspecto atemporal enquanto incorpora elementos modernos.
Embora as alterações possam parecer subtis, a nova identidade visual da PayPal reflecte as ambições da empresa, que desde o seu surgimento tem mantido uma estratégia clara e definida, visando sempre estar na vanguarda dos pagamentos online.
Redacção: ola@targeting.ao