Angola ganha primeira fábrica de lentes oftálmicas

Targeting
Targeting 22 de Janeiro, 2024

Uma nova história começa na vida dos angolanos a partir deste mês. O país conta com uma fábrica de produção de lentes oftálmicas com potencial para exportação, localizada em Viana, Luanda. Com um investimento na ordem dos 8 mil milhões de kwanzas, a Oftalmed é uma empresa subsidiária do Grupo Centrooptico.

A Oftalmed nasce com a proposta de reduzir a necessidade de compra de óculos no exterior, preço competitivo e redução no tempo de entrega, com capacidade para produzir mais de 1.000 lentes por dia, e alinha-se aos mais elevados standards internacionais para a indústria de dispositivos médicos.

Com uma área de 1.800 metros quadrados, equipado com tecnologia de ponta e com a ajuda de quadros qualificados, a Oftalmed dispõe de um laboratório de corte e montagem de lentes oftálmicas em óculos, armações para desporto, óculos de sol e de protecção laboral com tratamento anti-risco, anti-reflexo, luz azul, coloração e lentes fotocromáticas.

A instalação da primeira fábrica de lentes oftálmicas em Angola será um potenciador da actividade do sector da óptica, prevendo-se crescimento e capacidade para criar mais de dois mil postos de trabalho indirectos. Trata-se de um investimento pioneiro, que permite preencher uma lacuna no mercado africano, na área da saúde visual, e de um importante contributo para a diversificação da economia, assente em projectos de base tecnológica e digital ligados à saúde“, afirma o Administrador da Oftalmed, Amyn Habib.

A abertura desta fábrica faz de Angola o primeiro país da África Central e dos PALOP com uma fábrica de lentes, cujo investimento de 8 mil milhões de kwanzas foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola.

Inaugurada na semana passada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, a cerimónia contou também com a presença de várias entidades governamentais angolanas e portuguesa, representantes Diplomáticos e destacados membros da Sociedade Civil.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *