Ad imageAd image

Patrícia Jorge é a nova Directora-Geral Adjunta da BORN em Angola

Targeting
Targeting

Patrícia Jorge regressa a BORN para assumir a função de Directora-Geral Adjunta da agência para o mercado angolano.

Formada em Relações Públicas, Publicidade e Comunicação pela Hogeschool van Amsterdam, a profissional angolana começou o seu percurso profissional ainda nos Países Baixos, integrando a equipa da SO PR, gerindo marcas como America Today, Hiunday, Carrera Eyewear e Ici Paris XL.

Em Angola, Patrícia Jorge passou pela Fidelidade Angola, como Relações Públicas, fazendo parte do projecto de rebranding da Universal Seguros para a Fidelidade Angola. Teve também uma breve passagem pelo Banco BNI, onde trabalhou no projecto de abertura da Aliança Seguros.

O seu percurso pelas agências em Angola começou justamente quando em 2018 chegou à BORN como Senior Account Manager, tendo trabalhado em projectos de comunicação de diversas áreas de actividade, desde a Banca, Sector Petrolifero, Telecomunicações, Construção e Tecnologias de Informação. Em 2023 assumiu o cargo de Directora de Clientes no Grupo ZWELA, e agora regressa à BORN nas vestes de nova Directora-Geral Adjunta.

Como explica este seu regresso à BORN?

Natural. Foi uma porta que sempre ficou aberta. Sinto-me grata pela oportunidade de regressar a uma nova função e estar próxima de uma equipa sénior com vários anos de experiência. Não só pela cultura e dinamismo de trabalho da BORN, mas também pelos projectos bastante transversais que se aplicam a todas as áreas de negócio.

O trabalho da agência é bastante gratificante devido ao facto de não estar “presa”. Nos projectos e no quotidiano, tens o privilégio de trabalhar com vários clientes, em diversos segmentos. Esta soma de factores contribuem com forte impacto para o nosso próprio desenvolvimento enquanto profissionais e também humanos.

O que tem de diferente esta nova fase comparada com a anterior que esteve na BORN?

O novo desafio está mais inclinado para a gestão de pessoas, mas também muito orientado para a prospecção de “new business” junto do mercado e, principalmente, à consolidação das parcerias já existentes.

Estou em constante aprendizagem, mas acredito ter alguma experiência para partilhar com a equipa.

Em termos práticos, quais serão as suas principais responsabilidades neste regresso?

Detalhadamente, dentro do meu escopo de trabalho estarão responsabilidades como:  i) Desenvolvimento de plano de negócios, sendo responsável pelas metas definidas; ii) Liderança operacional da carteira de clientes e distribuição das necessidades identificadas às áreas de produção, assim como a correcta comunicação, no âmbito dos briefings controlar o fluxo dos trabalhos com as áreas de design, brand voice, publicidade e estratégia, garantindo que executamos de forma rigorosa, exigente e assertiva; iii) Gestão da equipa de projecto (responsável pelo output da equipa de gestão, acompanhar as entregas para garantir o alinhamento com as expectativas dos clientes, supervisionar o contacto com os clientes estratégicos e conhecer o ADN e expectativas dos clientes); iv) Gestão operacional e supervisão/controlo financeiro.

De que forma é que BORN se distingue enquanto agência no mercado nacional?

A BORN soma um know-how de 19 anos do sector, com uma capacidade de construção de projectos de grande impacto. Acreditamos que a Comunicação é um factor chave para garantir que os clientes finais possam fazer escolhas conscientes e responsáveis.

Temos um core bussiness muito sustentado na estratégia que envolve uma profunda imersão com os clientes, assim como a percepção do que anseiam.

A BORN tem a obsessão de compreender profundamente negócios e indústrias, encarar os seus objectivos como nossos e ter a liberdade de intervir no espaço público com o propósito de gerar um impacto proporcional. Não olhamos apenas para os orçamentos, mas sim para a ambição de sermos decisores comprometidos em transformar o mundo ao nosso redor para melhor!

Com o seu regresso, quais serão os principais objectivos da BORN a médio e longo prazo?

A transição de um ano para o outro implica sempre uma imersão interna que visa projectar os targets anuais. Nesse sentido, o meu regresso, no curto prazo, implica assegurar o desafio de alcançar os objectivos pré-definidos, mas também, garantir que executemos em linha com os nossos valores enquanto marca, e que nos diferenciam positivamente no mercado.

Patrícia Jorge é a nova Directora-Geral Adjunta da BORN em Angola

Existe alguma área de negócio em que a BORN vai se focar mais nos próximos tempos?

Sim. Destaco que por experiência, o mercado angolano mantém um forte apelo no âmbito da publicidade e dos eventos. Alinhados com esta perspectiva, continuaremos focados em corresponder a estas necessidades.

Por outro lado, durante a pandemia, o grupo decidiu explorar um novo segmento de negócio, indo ao encontro da inovação, mas também da realidade cada vez mais digital, em que nos inserimos. Assim apostamos no Marketing Digital através da Gigantic (performance digital). Acreditamos que a combinação das competências de estratégia e criatividade, com as ferramentas e software próprio da área de performance, serão uma mais valia para todos os clientes que pretendam crescer rapidamente através das plataformas digitais no mercado.

A Gigantic tem como missão fazer crescer o negócio dos seus clientes através dos canais digitais, associando as mais recentes plataformas tecnológicas nas áreas de business intelligence, paid-media e gestão de CRM a uma equipa especializada em estratégia e conteúdo de inbound marketing.

Isto reforça a nossa aposta em sermos tão abrangentes quanto possível, indo ao encontro e, por vezes, antecipando, às potenciais necessidades dos nossos clientes.

Como lida com o stress e com as demandas do trabalho de forma saudável e eficaz?

Aprendi a priorizar e dar bastante valor à minha saúde mental e física. Estabelecer limites e criar relações saudáveis, são factores cruciais, para além de procurar usufruir de momentos de descontração. Em bom rigor, a soma destas variáveis que parecem simples, mas que nem sempre são fáceis de concretizar, permite encontrar o equilíbrio fundamental para encarar o quotidiano que é sempre desafiante.

Ǫuais são as suas fontes de inspiração ou modelos a seguir no âmbito profissional?

Esta questão é simples! Encontro inspiração em toda a parte nas palavras do meu escritor favorito, num colega de trabalho que gere o seu dia a dia de forma natural neste caos diário, numa reflexão matinal, ouvindo um podcast ou até num museu. As possibilidades são infinitas…

Ainda assim, se pudesse escolher uma única fonte de inspiração seria a OPRAH, uma icónica da media e filantropa, cuja jornada inspira milhões de pessoas, fornecendo uma plataforma para a discussão de questões importantes, refletindo a sua perseverança, determinação e compaixão. A sua capacidade de superar adversidades e de se transformar numa das mulheres negras mais influentes do mundo é fantástica.

Fotografias: Joaquim Carlos

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *