Publicidade

Dona da Oreo acusa Aldi de copiar as suas marcas

Targeting
Por Targeting
2 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

A cadeia de supermercados Aldi está a ser processada pela gigante norte-americana Mondelez, conhecida mundialmente pelas marcas de bolachas Oreo e Chips Ahoy e do chocolate Milka. Em causa está a alegada violação de marca registada, devido à comercialização, nos Estados Unidos, de produtos muito semelhantes aos originais da Mondelez, desde a aparência dos produtos até à própria embalagem.

A Mondelez alega que os produtos vendidos pela Aldi não só imitam o formato e o sabor dos seus produtos, mas também replicam deliberadamente as embalagens, numa manobra que poderá confundir os consumidores. “Estas imitações descaradas de produtos como Oreo, Chips Ahoy e Ritz visam enganar e confundir o público”, explicou a Mondelez.

A multinacional destaca que a Aldi, através da sua subsidiária nos EUA, optou por utilizar imagens e paletas de cores semelhantes às dos produtos originais, chegando mesmo a recorrer a nomes parecidos, como é o caso das bolachas integrais assadas Wheat Thins, da Mondelez, e o correspondente Thin Wheats, da Aldi. A Mondelez está a exigir compensações financeiras e uma ordem judicial que impeça a Aldi de continuar a vender produtos inspirados nas suas marcas.

Esta não é a primeira vez que a Aldi se vê envolvida em disputas legais deste tipo. No final do ano passado, a rede de supermercados alemã enfrentou um processo judicial na Austrália, acusado de infringir a marca registada da Baby Bellies. E, pouco tempo depois, perdeu um caso semelhante contra um fabricante britânico de sidra.

A Mondelez argumenta que a estratégia da Aldi passa por tirar partido da notoriedade dos produtos originais para impulsionar as vendas das suas marcas próprias, o que poderá prejudicar a reputação e a exclusividade das suas marcas registadas. A empresa salienta que continuará a defender os seus direitos em tribunal, para proteger o valor das suas marcas e garantir a confiança dos consumidores.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *