Publicidade

Investimento publicitário global pode atingir um bilião de dólares em 2024

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

A Warc Media prevê um crescimento no investimento publicitário a nível global de 8,2% em 2024 (um crescimento que já se assiste este ano, na ordem de 4,4%). Se tal acontecer, 2024 pode assim tornar-se o primeiro ano em que o investimento em publicidade alcança a marca de um bilião de dólares, reforça o relatório da consultora especializada em media publicitária.

No entanto, mais da metade deste investimento global (51,9%) será assumido por cinco grandes do sector tecnológico: Alibaba, Alphabet (dono do Google e do YouTube), Amazon, PorteDance (dono do TikTok e Douyin) e Meta (dono do Facebook e Instagram). Espera-se também que as receitas publicitárias destas cinco empresas aumentem 9,1% este ano e 10,7% em 2024.

O estudo aponta que alguns grandes eventos que acontecerão em 2024 devem ajudar a estimular este crescimento no investimento publicitário, nomeadamente as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, os Jogos Olímpicos e o Campeonato Europeu de Futebol.

O novo relatório da Warc Media combina dados de uma pesquisa aos negócios dos proprietários dos media, órgãos da indústria, agências de publicidade/meios e instituiçoes de pesquisa em 100 mercados de todo o mundo, com dados de receitas publicitárias de 40 dos maiores donos de media.

“As altas taxas de juro, uma inflação em espiral, os conflitos militares e os desastres naturais, criaram um cocktail amargo ao longo dos últimos 12 meses, mas os últimos tempos mostraram que o mercado publicitário resistiu à turbulência e vai deixar esse período difícil para trás”, refere James McDonald, Data, Intelligence & Forecasting Director da WARC.

Relativamente aos canais, as redes sociais serão o meio com a maior previsão de crescimento, com o investimento a aumentar para um total de 227,2 mil milhões de dólares no próximo ano, representando cerca de um quinto (21,8%) do gasto total, onde o Meta deve ficar com 64,4% deste valor.

O retail media está também entre os canais de publicidade que apresentarão um maior crescimento, num aumento de 10,5% em 2024 para um total de 141,7 mil milhões de dólares (13,6% do total do investimento), e a Amazon deve representar 37,2% do investimento neste campo.

Já a connected tv poderá crescer 12,1% no próximo ano, atingindo um total de 33 mil milhões de dólares, recolhendo assim 3,2% do total do investimento. No entanto, em termos de televisão convencional, deve ocorrer uma redução de 5,4%, o que não impede que este continue a representar 15% do mercado, recolhendo um investimento de 163 mil milhões de dólares em 2024.

No que diz respeito aos sectores, o que mais deve crescer até 2024 em termos de investimento em publicidade é o de serviços financeiros (11,5%), seguido pelo sector de tecnologia e electrónica (11,3%) e de farmácia e cuidados de saúde (11%).

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *