A Giramondo, a aprendizagem criativa e a metodologia Lifelong Learning

Targeting
Targeting 22 de Setembro, 2022

A Giramondo é a primeira escola de aprendizagem criativa em Angola. Ela foi pensada para pessoas e empresas que pretendem renovar os conhecimentos e buscam por soluções práticas e acessíveis. Oferecermos cursos, workshops, team building e experiências em formato disruptivo e inovador.

 

A nossa abordagem criativa sobre temas contemporâneos, colabora para uma forma de pensar e agir mais estruturada, que contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, dentro do conceito do Lifelong Learning.

 

Mas, o que é o Lifelong Learning?

 

O Lifelong Learning é uma forma de educação auto-iniciada que está focada no desenvolvimento pessoal e profissional. Embora não haja uma definição padronizada de aprendizagem ao longo da vida, geralmente refere-se à aprendizagem que ocorre fora de uma instituição de educação formal, como uma escola, universidade ou treinamento corporativo.

 

No entanto, a aprendizagem ao longo da vida não tem necessariamente de se restringir à aprendizagem formal. É melhor descrito como sendo voluntário, com objectivo de alcançar a realização pessoal. Os meios para alcançar isso podem resultar em educação informal ou formal.

 

Seja perseguindo interesses e paixões pessoais ou ambições profissionais, a aprendizagem ao longo da vida pode ajudar-nos a alcançar a realização e satisfação pessoal.

 

Os seres humanos têm um impulso natural para explorar, aprender e crescer. E encorajamo-nos a melhorar a nossa própria qualidade de vida e senso de autoestima, prestando atenção às ideias e objectivos que nos inspiram.

 

Aqui estão alguns dos tipos de iniciativas de aprendizagem ao longo da vida em que você pode envolver-se:

 

  • Desenvolver uma nova habilidade (por exemplo, costurar, cozinhar, programar, falar em público, etc.)
  • Estudo auto-didacta (por exemplo, aprender um novo idioma, pesquisar um tópico de interesse, assinar um podcast etc.)
  • Aprender a praticar um novo desporto ou uma actividade (por exemplo, ingressar em artes marciais, aprender a esquiar, aprender a exercitar-se etc.)
  • Aprender a usar uma nova tecnologia (dispositivos inteligentes, novos aplicativos de software, etc.)
  • Adquirir novos conhecimentos (fazer um curso de interesse próprio por meio de educação on-line ou curso em sala de aula).

 

O Lifelong Learning nas empresas

 

Às vezes, a aprendizagem ao longo da vida é usada para descrever um tipo de comportamento que os empregadores buscam dentro das organizações.

 

Os empregadores estão a reconhecer que as credenciais de educação formal não são a única maneira de reconhecer e desenvolver talentos e que a aprendizagem ao longo da vida pode ser a característica desejada.

 

Graças ao ritmo acelerado da economia do conhecimento de hoje, as organizações estão a ver a aprendizagem ao longo da vida como uma componente central no desenvolvimento dos funcionários. A ideia é que os funcionários se envolvam em constante aprendizado pessoal para serem adaptáveis ​​e flexíveis e, com isso a organização manter-se competitiva e relevante. Este tipo de aprendizagem pessoal, é muitas vezes referido como aprendizagem contínua.

 

Você pode ler mais sobre o aprendizado contínuo e o que isso significa para o empregado e o empregador aqui.(se não tiver um link para clicar, remover tudo isso).

 

De acordo com alguns pesquisadores, há, no entanto, críticas de que as organizações estão a alavancar o conceito de aprendizagem ao longo da vida, para colocarem a responsabilidade de aprender sobre os funcionários em vez de oferecerem os recursos, suporte e treinamento necessários para fomentar esse tipo de força de trabalho.

 

Como praticar o Lifelong Learning?

  • Reconheça seus próprios interesses e objectivos pessoais;
  • Faça uma lista do que você gostaria de aprender ou ser capaz de fazer;
  • Identifique como você gostaria de se envolver e os recursos disponíveis;
  • Estruture a meta de aprendizado em sua vida;
  • Assuma um compromisso.

Artigo Patrocinado por:

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *