Duolingo revela relatório dos idiomas mais populares de 2023

Targeting
Targeting 6 de Dezembro, 2023

O Duolingo, aplicativo de aprendizagem de idiomas, divulgou o seu Relatório de Idiomas 2023, um levantamento anual que traz as últimas tendências e comportamentos de aprendizado, identificados a partir de dados dos milhões de alunos que utilizam o aplicativo globalmente.

O relatório mostra como foi o ano em termos de aprendizado e traz ainda as tendências globais, envolvendo o ensino das mais diferentes línguas ao redor do mundo, sendo que o mesmo mostra que do ranking de 122 países, a língua inglesa continua a ser a mais estudada, com especial importância em nações asiáticas e na Índia. O top 10 dos idiomas mais populares no Duolingo em 2023 são: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Japonês, Coreano, Italiano, Híndi, Chinês e Português. O destaque é o idioma coreano que pula da 10ª colocação em 2022 para 6ª no actual ranking.


O ano marca também a inédita entrada do português que no primeiro semestre destronou o russo do 10º lugar da lista de idiomas mais populares. Segundo o Duolingo, esse interesse cresceu especialmente face a necessidade de “se conectar com pessoas” e “se preparar para viagens” por parte dos usuários.

O outro destaque vai para a língua ucraniana que, de acordo com o relatório do Duolingo, a guerra na Ucrânia continua a influenciar o aprendizado de idiomas. Dos novos alunos espalhados pelo mundo, 37% estão a aprender o ucraniano num crescimento mais elevado do que as línguas mais populares.

Outra mudança pontual está na Suécia. Pela primeira vez desde que o relatório do Duolingo é realizado, o sueco não é o idioma mais aprendido no país, perdendo para o espanhol. Quanto à escolha do curso, segundo o levantamento, a idade tem feito a diferença, e a geração Z tem escolhido idiomas por “razões pessoais”, incluindo preferências políticas, além de línguas asiáticas. Tal como em 2022, o idioma mais estudado em África é o Inglês, seguido do Francês.

O Duolingo é um aplicativo gratuito de educação que oferece mais de 100 cursos que ensinam mais de 40 idiomas, música e matemática. O seu relatório de 2023 inclui informações sobre as pessoas que utilizaram o aplicativo entre 1 de Outubro de 2022 e 30 de Setembro de 2023, com dados agrupados por país ou por idioma para garantir a privacidade individual.

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *