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O Desafio do Turnover nas empresas Angolanas

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Por Targeting
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Com o passar dos anos, o mundo corporativo tem evoluído muito. Actualmente, as empresas têm a necessidade de mensurar vários indicadores de recursos humanos para perceber qual é o impacto das decisões tomadas pela área. Dentre vários indicadores, destaca-se o turnover, por ser o responsável por mostrar a quantidade de profissionais que entram e saem da empresa em um determinado período (normalmente é mesurado por ano civil). Este dado é de capital importância, pois, a análise deste indicador permite detectar problemas no recrutamento e selecção, na eficiência do processo de acolhimento e integração e na capacidade de retenção de talentos.

Num país como Angola onde existem poucas ofertas de trabalho e um alto índice de desemprego, a taxa de rotatividade varia dependendo do sector de actuação da empresa. Por exemplo, sectores como a restauração ou a hotelaria apresentam uma alta taxa de rotatividade pela sua especificidade, pois são vistos como empregos maioritariamente temporários e com pouca estabilidade. Em contramão, o sector financeiro, das telecomunicações e petróleo e gás, por apresentarem maior estabilidade de emprego a longo prazo, bem como pacotes remuneratórios mais atractivos, apresentam taxas de rotatividade muito mais reduzidas. É importante sublinhar que este tipo de análise muito genérica será sempre condicionada pelo contexto em que a empresa estiver inserida.

Como calcular o turnover?

Calcular o turnover é simples, basta somar o número de colaboradores que saíram da empresa (rescisões) com as entradas de colaboradores e depois dividir pelo número total de colaboradores da empresa. A fórmula para o cálculo de turnover é:

Após fazer o cálculo, o próximo passo é analisar o que essa percentagem significa para a empresa. Segundo alguns especialistas, um turnover de 3% a 4% pode ser considerado super saudável e objectivo para muitas empresas. Dessa forma, qualquer valor entre 5% e 10% se encaixa em oportunidades de melhoria para serem consideradas, e acima disso como um turnover alto. Por isso, não basta apenas olhar para o número: é preciso contextualizá-lo.

Quais são os tipos de turnover?

Turnover voluntário: Quando o próprio colaborador pede para sair da empresa.

Turnover involuntário: Neste, a empresa procede com a demissão do colaborador. Dentre os motivos estão o baixo desempenho do profissional, problemas financeiros do negócio, dificuldade de relacionamento com a equipe e incumprimento do contrato de trabalho.

Turnover funcional: Esse turnover é considerado benéfico para a empresa e acontece quando alguém que já está com baixo rendimento pede para sair por conta própria. Além da empresa poupar os custos da demissão, abre-se uma oportunidade para um profissional mais preparado para a função. Então, a empresa decide rescindir o contrato e pagar o que é devido ao colaborador por lei.

Turnover disfuncional: Trata-se da perda de um colaborador de alto desempenho. Isso acontece quando a empresa é incapaz de reter um grande talento, o que pode causar um amplo impacto para a construção do capital humano do negócio. Com isso, pode haver perda de produtividade ou uma baixa na qualidade de entrega da empresa, atingindo também os clientes.

Qual é o principal motivo dos turnovers nas empresas angolanas?

Segundo uma pesquisa realizada no meu perfil do Linkedin pessoal, onde fiz a seguinte pergunta: Em Angola quais são os benefícios mais valorizados para mudança de emprego? Oberservei que de 47 respostas, 79% consideram o salário como o maior motivo. É de todo verdade. O pacote salarial é o item mais valorizado e o que maior motiva entradas e saídas, face às condições específicas do mercado de trabalho em Angola. Outros itens também podem ser associados à insatisfação salarial, tais como escassez de talento, condições económicas instáveis, ambiente de trabalho tóxico, emigração ou a falta de desenvolvimento profissional.

Soluções para reduzir o turnover nas empresas em Angola?

As soluções que separei para empresas e negócios são:

  1. Seja exigente no processo de seleção.
  • Crie uma política de benefícios (muito importante para Angola face aos problemas sociais):
    • Seguro de saúde (dos benefícios mais valorizados);
    • Vale de desconto em escolas, ginásios, stands automóveis, agências de viagem e lojas electrónicas.
  • Trabalhe continuamente a motivação das pessoas.
    • Reconheça os talentos da empresa;
    • Desenvolva um plano de carreira para que as pessoas saibam como podem desenvolver as suas carreiras na empresa.

Ivo Guimarães

Gestor de Talento
RH Analítico e Transformação Digital.

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