Maior construtor automóvel mundial. Contudo, a Toyota não pretende ficar por aí e está a construir, desde 2021, uma cidade do futuro, na base do Monte Fuji. Projecto que, uma vez totalmente implementado, deverá acolher cerca de 2.000 pessoas, dos quais 100 deverão começar a instalar-se já no próximo Outono de 2025.
Durante o CES 2025, em Las Vegas, a Toyota anunciou a conclusão da primeira fase da construção da Woven City, um projecto localizado nas encostas do Monte Fuji, no Japão. A Woven City, a cidade futurista da Toyota, foi desenvolvida no antigo local da fábrica de Higashi-Fuji, na província de Shizuoka. Deve, portanto, funcionar como um laboratório vivo para a mobilidade, tecnologia e sustentabilidade.
Com uma área inicial de 50 mil metros quadrados, a Woven City inclui habitação, infraestrutura e espaços destinados à experimentação tecnológica. O design da cidade foi certificado com o selo LEED Platinum, reconhecendo as suas características sustentáveis. Durante esta fase inicial, a cidade deverá servir de base para testes e desenvolvimento de inovações por inventores, empresas e startups. A Toyota destacou que o conhecimento gerado será utilizado para expansões futuras, com uma capacidade estimada de 2 mil moradores.
A partir do Outono de 2025, cerca de 360 pioneiros, incluindo colaboradores da Toyota e familiares, começarão a residir na cidade, desempenhando um papel activo na validação de novas tecnologias. Além disso, empresas como Daikin e Nissin já trabalham em soluções relaccionadas com qualidade do ar e novos produtos alimentares. Startups e empreendedores terão também a oportunidade de aderir a um programa acelerador previsto para o Verão de 2025.
A Woven City reflecte uma visão mais ampla da Toyota, que procura expandir o conceito de mobilidade para abranger pessoas, bens, informação e energia. A empresa indicou ainda que a colaboração com a Interstellar Technologies para a produção de foguetões faz parte desta abordagem multidimensional.
Redacção: ola@targeting.ao