O documentário que segue o conceito de storytelling, conta a história de jovens que já foram beneficiados pelo projecto social U-CAN, criado em 2022 pela Ucall, com a proposta de responder ao desafio social de permitir o ingresso de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.
O programa, que arrancou no Lar Santa Isabel, em Viana, segue um modelo estruturado de formação que alia teoria e prática, permitindo aos participantes desenvolver competências essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional. Face aos resultados alcançados, foi expandido para a Casa da Juventude da Fubú, no Talatona, nos mesmos moldes, o que tem permitido, segundo a Ucall, que a sua expansão acompanhe o aumento das oportunidades de aprendizagem prática, elemento central do projecto.
A abertura do ano formativo de 2025 do U-CAN foi assinalada com a exibição do documentário U-CAN – Vidas com História, que retrata o impacto do projecto. “A exibição do documentário foi mais do que um registo histórico: foi uma homenagem à resiliência e à esperança. Os espectadores puderam testemunhar a transformação de vidas e a concretização de sonhos, num evento que marcou também a abertura do ano formativo do U-CAN”, pode ler-se no comunicado da empresa.
Durante o evento, que contou com a presença de diversas entidades, entre as quais representantes da administração municipal do Camama e parceiros institucionais, como a Unitel e a CFAO, a UCALL destacou os resultados obtidos até ao momento. No mesmo comunicado partilhado com o TARGETING, a empresa referiu que os números são positivos: mais de 60 jovens já beneficiaram da formação, sendo que alguns conseguiram a sua primeira experiência profissional na empresa.
Vale destacar, assim, que o reconhecimento do impacto do U-CAN ultrapassa o círculo dos beneficiários directos. A título de exemplo, em dezembro de 2023, a iniciativa foi distinguida com o prémio de Melhor Projecto de Educação Social no Angola Education Awards, distinção que, segundo a Ucall, valida o compromisso da empresa com a capacitação e o desenvolvimento profissional de jovens.
O U-CAN, refere ainda a UCALL, integra a sua estratégia de responsabilidade social, assente na promoção da educação e na criação de oportunidades. A empresa relembra que se posiciona como um dos maiores empregadores de jovens em Angola e que aposta na criação de oportunidades, na promoção da inclusão e no desenvolvimento profissional, contando actualmente com cerca de 2.000 colaboradores e um portfólio diversificado de clientes em vários sectores.
Redacção: ola@targeting.ao