A Pumangol acaba de lançar o Programa VIA, uma nova plataforma que, entre outros benefícios, introduz um sistema de fidelização e que vem ocupar o lugar do anterior cartão de descontos PRIS.
O VIA é apresentado como um sistema integrado que oferece maior digitalização, com a implementação de uma plataforma que facilita a adesão, consulta de benefícios e interacção contínua com o programa. Entre os benefícios, a empresa aponta para o aumento do leque de parceiros e serviços associados que vão para lá do universo Pumangol, com o objectivo de trazer mais vantagens no dia-a-dia dos utilizadores do VIA, tanto em compras nos postos de abastecimento, como nas lojas associadas SPAR e SPAR Express, onde os clientes poderão acumular pontos.
A empresa refere que o VIA representa uma evolução estratégica e digital em relação ao anterior programa PRIS. “Enquanto o PRIS estava mais centrado em recompensar o consumo com base em pontos acumulados, o VIA surge com uma abordagem mais holística, colocando o cliente no centro de uma experiência personalizada, digital e integrada através de um programa de fidelização e, futuramente, possibilidade de pagamentos digitais”, referiu a Pumangol em declarações exclusivas ao TARGETING.
Segundo a empresa, a meta passa por criar um modelo que fortaleça a ligação com os clientes, por meio de vantagens associadas ao consumo regular. Para esse efeito, a inscrição no programa é gratuita e pode ser feita tanto nos pontos físicos de venda ou através dos canais digitais, estando disponível em duas versões: uma em cartão físico e outra por meio de aplicação móvel para iOS e Android.
Ainda que ambas as modalidades permitam o registo e a acumulação de pontos, é na aplicação que os utilizadores terão acesso a todas as funcionalidades do programa como possibilidade de efectuar pagamentos digitais por códigos QR, bem como a consulta em tempo real do histórico de pontos e consumos. Adicionalmente, a aplicação disponibiliza um mapa com a localização dos postos e lojas integradas no programa.
A Pumangol afirma que a comunicação do VIA está pensado para ser multicanal, orientada para resultados e com uma forte componente digital. Canais como o website oficial da empresa, App VIA e redes sociais serão utilizados com maior frequência nesta primeira fase que incluirá também meios físicos nos postos de abastecimentos (material de pontos de venda em loja, decoração da placa, veiculação nos DOOH dos postos). A segunda fase de comunicação prevê a activação através de parceiros estratégicos e influenciadores relevantes para o público-alvo do VIA, para além de campanhas Above The Line, com a publicidade em rádio como ferramenta principal.
LER TAMBÉM: Pumangol lança programa de incubação tecnológica para jovens no ANGOTIC
Até ao final de 2025, a Pumangol prevê um crescimento significativo na adesão ao Programa VIA, impulsionado pela integração progressiva de novas funcionalidades digitais e pelo reforço das campanhas de sensibilização junto dos clientes, nas tendências de utilização registadas e no compromisso contínuo da empresa com a inovação e a melhoria da experiência do cliente.
Neste sentido, a Pumangol afirma que o Programa VIA está alinhado com as actuais tendências de digitalização do sector de combustíveis. Além disso, a iniciativa integra um plano maior de modernização e personalização do serviço ao consumidor, prevendo, à medida que o programa for sendo expandido para outras regiões do país, a introdução de novas funcionalidades e melhorias operacionais.
Redacção: ola@targeting.ao