No desafiador mundo do Marketing, onde as marcas competem ferozmente pela atenção do público, uma estratégia que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque é o Brand Storytelling; ou em termos simples, contar a história da marca. Lá se vão os dias em que apenas o produto ou o serviço bastavam para cativar o cliente. Hoje, os consumidores buscam algo mais profundo, algo que os conecte emocionalmente às marcas que escolhem. E é aqui que entra o Brand Storytelling.
Mas, o que é o Brand Storytelling?
Brand Storytelling é o processo de criação de narrativas que contam a história de uma marca (a sua missão, visão e valores), com identidade e capacidade de criar uma conexão emocional com o seu público-alvo e além. É muito mais do que mencionar as características dos produtos ou serviços; passa por envolver os consumidores ao ponto de fazê-los ver que as suas dores são resolvidas e as suas necessidades satisfeitas de forma exclusiva.
À primeira vista, pode parecer algo muito simples, mas descobrir a autenticidade e peculiaridade da história por trás de uma marca pode exigir um mergulho profundo no seu DNA, identificando pontos que a tornam única e como isso pode ser transmitido de forma convincente aos consumidores. Por outro lado, refinar esta narrativa requer encontrar o equilíbrio perfeito entre a veracidade e atratividade, garantindo que a história ressoe.
Histórias envolventes geralmente contém elementos que transmitem pertencimento, pontos cativantes que despertam memórias afectivas e uma resolução satisfatória. Uma marca angolana que domina bem o Brand Storytelling é a UNITEL. Como exemplo, temos a sua campanha “O Próximo Mais Próximo” e a mais recente “Havemos de Vencer”. Aqui entendemos a importância de frases marcantes e da criação de histórias que tocam o coração das pessoas.
As marcas que adoptam estratégias de Brand Storytelling de forma consistente, muitas vezes, experimentam um aumento na fidelidade dos clientes, na sua preferência e, até mesmo, no posicionamento deles como defensores e/ou embaixadores – gerando lealdade e engajamento a longo prazo.
Vários são os canais que podem ser utilizados para o desenvolvimento desta estratégia, e a diferença se acentua apenas nos formatos escolhidos, métricas e resultados gerados. Mas é importante ter em mente que cada um deles oferece uma oportunidade única de transmitir a história da marca, de maneira criativa e impactante, alcançando segmentos distintos.
Em suma, o Brand Storytelling permite que as marcas se destaquem nos seus mercados, estejam eles saturados ou não, criando conexões emocionalmente genuínas com os consumidores. Contar histórias autênticas e envolventes são o ponto de partida para a construção de uma base sólida de fidelidade, o que impulsionará o sucesso a longo prazo.
Não subestimemos o poder das boas histórias – elas podem ser a chave para a construção de uma marca verdadeiramente memorável e duradoura.
Rosema Matias
Gestora de Comunicação e Parcerias da Angola Cables
Para aprofundar ainda mais a análise, seria interessante incluir dados e estatísticas que comprovam a importância e o impacto do Brand Storytelling em Angola.
Assim mesmo te ache e seguirei!!
Belo artigo, keep walking!