Publicidade

Comunicação Institucional: fortalecendo valores para além das ocasiões festivas

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

A comunicação institucional é uma ferramenta estratégica pela qual as instituições optam para interagir com os seus stakeholders. Nesse sentido, instituições respeitáveis, com visões de crescimento bem definidas, buscam constantemente fortalecer os laços com os seus diversos públicos, internos e externos, a fim de atender aos desejos e necessidades dessas pessoas, estabelecendo uma cooperação para garantir um crescimento saudável, tanto para as instituições quanto para as pessoas.

Em Angola, há um número limitado de instituições, tanto públicas quanto privadas, que têm uma cultura de comunicação bem definida. No entanto, a maioria considera a área de comunicação como um departamento não estratégico, resultando em gastos sem retorno de investimento. Isso se deve, em grande parte, à falta de conhecimento em gestão estratégica por parte da maioria dos líderes dessas empresas.

Existe uma cultura entre essas instituições que consiste em criar peças de comunicação sobre as suas crenças e valores institucionais, às vezes até atractivas, em datas específicas ao longo do ano. Por exemplo, durante a época de fim de ano, é comum vê-las desejando “Boas Festas” aos colaboradores e amigos através de canais de comunicação de massas, como por exemplo a televisão aberta. À primeira vista, essa prática pode parecer positiva e saudável, não é? No entanto, pode ser uma abordagem de comunicação inadequada, pois não leva em consideração a importância de manter relacionamentos contínuos com os seus públicos.

Esse comportamento é superficial e visa promover valores e ideias institucionais sem construir relacionamentos sólidos com as pessoas. É uma prática comum durante as eleições utilizada por diversos partidos políticos em Angola, que acabam gastando milhões de Kwanzas sem um retorno adequado no final da campanha.

Na maioria dos casos, as pessoas compram um produto ou serviço porque confiam naqueles que os vendem. Essa confiança, que muitas vezes resulta em venda ou troca de serviços, é construída através de um diálogo constante entre a instituição e o cliente. Acreditar que é possível desenvolver laços com o cliente apenas através de peças de comunicação em datas festivas é, no mínimo, ilusório.

O país enfrenta actualmente desafios significativos em todos os níveis e, nesse contexto, as instituições em Angola também são afectadas. Isso exige que se tornem inovadoras em todos os aspectos para alcançarem resultados adequados com investimentos mínimos. No entanto, é crucial entender que grande parte dos resultados positivos depende não apenas do investimento no core-business técnico, mas também da atenção dada ao marketing e à comunicação institucional.

Leocarpo Manuel

Especialista em Comunicação Institucional

Compartilhe este artigo

Publicidade

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *