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inDrive inicia operações em Angola com uma proposta diferente

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Por Targeting
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A plataforma de mobilidade InDrive iniciou as suas operações em Angola com uma campanha direccionada à capital, Luanda. Para marcar a entrada no mercado, foi realizada uma acção de influência digital desenvolvida pela Digital Favela, que focou em criadores de conteúdo locais e adoptou uma abordagem próxima das comunidades periféricas, nomeadamente as dos musseques.

Sob o mote “Vamos combinar? InDrive chegou a Luanda”, a campanha convida os luandenses a repensarem a mobilidade urbana, propondo um modelo assente na acessibilidade e na negociação directa entre passageiros e motoristas. O TARGETING procurou esclarecimentos junto da direcção da empresa, que confirmou que a operação em Angola representa um alargamento geográfico, bem como a introdução de um novo paradigma de mobilidade urbana, sustentado por princípios de justiça, capacitação económica e inclusão.

Um modelo de negócio assente na diferenciação

A chegada da InDrive ao país marca o início de uma nova etapa para os serviços de transporte por aplicação em Angola, apresentando um modelo centrado nas pessoas e com uma lógica de funcionamento distinta das plataformas já existentes no mercado. Para ilustrar, a plataforma permite que passageiros proponham o valor da viagem e que motoristas aceitem, recusem ou apresentem uma contraproposta, criando assim uma relação mais equilibrada entre as partes, sem interferência de algoritmos ou imposição de tarifas. Além do mais, a fase inicial da operação em Luanda será marcada por uma política de zero comissões para os motoristas.

A empresa esclarece que, nesta primeira fase, o único serviço disponível é o transporte urbano. Contudo, a médio prazo, poderão ser introduzidos outros serviços, como entregas, transporte de mercadorias ou ligações interurbanas, dependendo da procura e da adaptação no mercado local. A direcção da inDrive sublinha que a expansão no país será gradual e orientada pelas necessidades da comunidade.

Perante a existência de outras plataformas concorrentes a operar no país, a empresa reitera que o seu posicionamento assenta na diferenciação. Ou seja, não pretende replicar modelos já instalados, mas sim oferecer uma alternativa que devolve poder aos utilizadores. Para além da negociação livre de preços e da isenção de comissões durante o lançamento, a plataforma destaca também os mecanismos de segurança da aplicação, como a geolocalização em tempo real, o botão de emergência e o serviço de apoio ao cliente activo 24 horas.

A inDrive deixa claro que a sua estratégia de crescimento em Angola está fundamentada em três eixos principais: justiça, através da equidade nas tarifas; segurança, com a aplicação de medidas robustas de protecção aos utilizadores; e capacitação local, adaptando a operação às especificidades sociais e económicas do país. Assim, a empresa defende que este modelo procura responder de forma directa aos desafios da mobilidade urbana em Luanda, promovendo inclusão e criando oportunidades de rendimento para os motoristas locais.

Para além de Angola, a inDrive tem presença activa em vários outros mercados africanos, incluindo África do Sul, Nigéria, Quénia, Tanzânia, Gana, Namíbia, Botswana e Zimbabué. A empresa salienta que a expansão no continente africano é estratégica e que o seu compromisso passa por adaptar soluções tecnológicas às realidades locais, promovendo maior equidade no acesso à mobilidade urbana.

Fundada em 2013 na Rússia, a plataforma foi incorporada nos Estados Unidos em 2018. Actualmente, opera em mais de 800 cidades de 48 países. Destaca-se que, em 2022 e 2023, foi o segundo aplicativo de mobilidade mais descarregado no mundo, segundo dados combinados da Google Play e da App Store.

Redacção: ola@targeting.ao

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