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Os “lubrificantes certos” da Pumangol

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Por Targeting
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A rubrica MSI: Marketing Scene Investigation é assinada por Cândida Bastos, publicitária angolana, amante de arte, bom vivant, adora aprender coisas novas e é uma máquina criativa que não para.


Hoje, na primeira análise da nova rubrica MSI: Marketing Scene Investigation, trago-vos a recente campanha da Pumangol, marca que tem feito um trabalho excelente a nível da Comunicação Digital e não só.

No início do spot, começa a aproximar-se uma viatura, e o funcionário do Posto de Abastecimento (PA), em alto e bom tom, diz: “Granda máquina!”, e faz um movimento com as mãos para que o carro pare ali.

Após a viatura parar ao seu lado, cumprimenta à boa maneira angolana e pergunta ao cliente que tipo de combustível o mesmo vai querer. Depois de ter abastecido, questiona ao cliente se a senhora ao lado era a mulher, o cliente confirma que sim! Meio misterioso, o funcionário do PA encosta mais perto do carro e diz que têm à venda lubrificantes, o que deixou o senhor totalmente sem jeito, sobretudo porque ele ainda frisa que “deslizavam muito bem”.

Entretanto, o funcionário do PA ausenta-se rapidamente e regressa com o lubrificante, mostrando que são lubrificantes para carros, uma aposta nova da marca e que abordarei mais abaixo. O cliente fica mais descansado. A campanha prossegue falando sobre os novos produtos até ao final.

A marca começou por usar uma linguagem muito comum nas bombas de combustível, e que acaba por ser acolhedora e bem recebida pelos clientes.

O funcionário do PA, com aquele ânimo que costumamos encontrar nestes ambientes, e todo feliz com a “Granda máquina” do cliente (porque sim, sabe melhor dizer “Granda máquina” ao invés de “Grande carro”, o impacto é outro), sublinha a ideia de que a intenção do filme é criar um cenário mais próximo do que se vê nas bombas de combustíveis.

A campanha também apostou num tom humorístico com duplos sentidos para apresentação do “lubrificante certo” para qualquer ocasião, imprimindo a seguir uma reviravolta de que não era “aquele” tipo de lubrificante que o cliente estava a pensar.

O spot teve um storytelling curto, objectivo, mas bem construído e de alguma forma divertido. A escolha do funcionário do PA também foi propositada, já que é um artista humorístico e muito admirado pelo público, daí fazer mais sentido ainda.

No voz off: “Descobre o lubrificante certo”, por mais que já se saiba que se trata de lubrificantes para veículos, a ideia é fazer o usuário pensar também em outros lubrificante, sobretudo porque as campanhas para outros tipos de lubrificantes também usam muito esse tipo de copy “Descobre o lubrificante certo”.

O vídeo foi criado visando o segmento de lubrificantes que a marca possui, através da sua subsidiária Puma Lubrificantes e onde a mesma se propõe a ser a “consultora de lubrificantes” para os motoristas que procuram pelo melhor produto para as suas viaturas. Para reforçar o seu estatuto de especialista em assuntos de lubrificantes, a marca foi mais além e disponibilizou uma plataforma digital onde todos podemos aceder e escolher o lubrificante certo para a viatura que tivermos, seja ela ligeira ou pesada.

Estão de parabéns pela forma como têm comunicado a marca, spots reais e bem contextualizados! 

VER VÍDEO DA CAMPANHA AQUI.

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