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Dados primários tornam-se no futuro da publicidade online na era “pós-cookies”

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Por Targeting
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Lembra da sensação incómoda que parece que o seu smartphone está a ouvi-lo? Anúncios que parecem segui-lo pela internet, sempre com algo “perfeito” para comprar? Essa realidade está prestes a mudar. Com a descontinuação dos cookies de terceiros anunciada pelo Google, o rastreamento intrusivo está com os dias contados.

No seu lugar, surge a publicidade baseada em consentimento, onde o consumidor está no controle e os anunciantes obtêm informações mais ricas. Essa nova era se baseia em dados primários, ou seja, informações que os próprios clientes fornecem voluntariamente a marcas e empresas, seja por meio de pesquisas, formulários de feedback, ferramentas interactivas ou questionários.

Ao contrário dos cookies de terceiro, utilizados para recolher informações sobre o comportamento das pessoas na internet de forma passiva e sem consentimento, os dados primários são consentidos e directos. O que significa que as marcas têm acesso directo às preferências, hábitos de compra, idade, renda e muito mais dos consumidores, sem a necessidade de rastreamento invasivo.

Benéficios do fim dos cookies de terceiros

Para os consumidores, a publicidade baseada em consentimento oferece maior controle sobre as suas informações pessoais e uma experiência online mais transparente. Escolhem quais dados partilhar, com quem partilhar e podem ter certeza que os mesmos estão a ser usados de forma responsável.

Para os anunciantes, essa nova abordagem significa anúncios mais relevantes e eficazes. Com informações mais ricas sobre os seus públicos, o que oferece a oportunidade de criar campanhas personalizadas que realmente comunicam com os consumidores, aumentando as interacções e conversões.

Como as empresas devem se preparar

Para as empresas e empreendedores, preparar-se para um mundo em que a publicidade se torna mais personalizada, eficiente e, acima de tudo, respeitosa com a privacidade do utilizador, significa investir em ferramentas para recolher dados dos consumidores, como formulários interactivos, newsletters, ofertas personalizadas e uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Quando os consumidores disponibilizam informações pessoais com a convicção de que estão seguros e serão tratados de forma responsável, isso gera o que chamamos “valor de troca”. A publicidade baseada no consentimento é o futuro da publicidade digital, pois, oferece uma nova era de transparência, relevância e controle, o que beneficia tanto os consumidores como os anunciantes.

Redacção: ola@targeting.ao

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