A Diageo anunciou a expansão do seu programa global de bolsas de estágio “Learning for Life” a Angola, com o objectivo de capacitar 200 mil pessoas até 2030 nos diversos países em que a multinacional, líder no sector de bebidas, está presente.
Em colaboração com o Instituto de Fomento Turístico de Angola (INFOTUR), a Diageo oficializou o lançamento do programa em Angola, durante uma conferência de imprensa realizada na sede da Refriango, em Luanda. Numa primeira fase, o projecto irá abranger estudantes de hotelaria e restauração provenientes da Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona (EHR) e do Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo nº 2009, “Terra do Ngola”.
O programa decorrerá entre Outubro de 2024 e Janeiro de 2025, período durante o qual os estudantes participarão numa formação prática intensiva em restaurantes e hotéis seleccionados em Luanda. Além disso, o Learning for Life incluirá workshops focados no desenvolvimento de competências interpessoais, abordando temas como Igualdade e Inclusão, Assédio Sexual no Local de Trabalho e Sustentabilidade, com o objectivo de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho.
Os números apresentados dão conta que a primeira edição do programa contará com 60 estagiários, que, além de receberem formação teórica e prática, terão direito a um estágio remunerado durante três meses, com um subsídio mensal de 60.000 kwanzas por estagiário. Para implementar o programa em Angola, a Digeo desembolsou um investimento a rondar os 40 mil dólares americano.
Em conformidade com o seu compromisso de responsabilidade social nas comunidades em que actua, Rui Garcia, Country Manager da Diageo em Angola, defendeu que “o investimento feito não só vai fortalecer a indústria hoteleira local, como também abrir novas perspectivas para os jovens envolvidos”. O responsável acrescentou que “é uma grande satisfação ver Angola integrar esta rede global de capacitação, promovida pela Diageo, que já beneficiou milhares de jovens em todo o mundo”.
Gaspar Barreto, Chefe de Departamento para a Promoção e Marketing do INFOTUR, reforçou a importância do programa ao afirmar que “vai além da simples oferta de estágios”, destacando que “o foco no desenvolvimento de competências e capacitação técnica permitirá que estes jovens prestem serviços de excelência no sector hoteleiro e turístico, o que contribuirá directamente para a melhoria do nível socioeconómico de Angola”.
Júlio Muhongo, Diretor-Executivo da EHR, enfatizou a relevância do programa para a formação dos alunos: “A colaboração contínua com a indústria permitirá ajustar os conteúdos formativos às tendências e inovações tecnológicas, preparando os nossos alunos para as exigências do mercado”.
Por sua vez, Manuel Lutendo, Coordenador do Gabinete de Inserção na Vida Activa do Instituto “Terra do Ngola”, salientou a importância dos estágios para estudantes de cursos técnicos como Restauração e Cozinha, afirmando que “esta oportunidade permitirá aos estudantes aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e aumentar as suas hipóteses de inserção no mercado de trabalho”.
Redacção: ola@targeting.ao
Estou interessado e gostaria muito de obeter esta oportunidade.
Sou formado em Economia, 2019/2023