Publicidade

Heróis de Azul e VS Consultores a favor da higiene e segurança alimentar

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

Com o objectivo principal de mostrar aos cidadãos as boas práticas que os manipuladores de alimentos devem adoptar para evitar contrair Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), o Standard Bank, dentro da sua iniciativa de responsabilidade social – “Heróis de Azul”, em parceria com a VS Consultores, apresentou em conferência de imprensa, a 20 de Dezembro, a Campanha de Sensibilização de Higiene e Segurança Alimentar e as próximas actividades e mecanismos que pretendem implementar durante 2023, onde as principais áreas de intervenção são as DTA’s, compra, armazenamento e conservação, confecção de alimentos, sistema HACCP e indústria alimentar.

Nós, como membros de uma instituição de carácter social, consideramos ser também nossa responsabilidade olhar para aspectos dentro da nossa sociedade que carecem de atenção e prestar o nosso apoio sempre com a perspectiva de melhor contribuir para o bem-estar de todos”.

Jelson Gaieta, Coordenador de Responsabilidade Social do Standard Bank

Segundo a médica Felisberta Cristóvão, actualmente a OMS estima a existência de 12 a 33 milhões de ocorrências de intoxicação alimentar por ano no mundo todo, 35% dessas ocorrências acontecem em África e, nos últimos 5 anos, Angola tem registado muitos casos, principalmente a febre tifóide, doenças diarreicas agudas transmitidas por água contaminada, água não tratada e outros alimentos.

Heróis de Azul e VS Consultores, firmaram uma parceria com vista a criação de um selo de certificação de cumprimento das normas de Higiene e Segurança Alimentar, com o objectivo de transmitir a confiança necessária aos clientes e consumidores.

Com base no plano apresentado, desde a produção, distribuição, compra, confecção e conservação de alimentos, serão desenvolvidos manuais de procedimentos de boas práticas de Higiene e Segurança Alimentar, para além de Workshops, Formações e Acções de Consultoria totalmente gratuitas implementadas em todo território nacional a partir de Janeiro de 2023, a serem divulgados junto das famílias, empresas e pessoas que trabalham sobretudo no ramo hoteleiro, de restauração, de produção e de distribuição de alimentos.

Existem diversas doenças transmitidas por alimentos, sendo que a maioria delas são causadas por falta de higienização dos alimentos, comidas mal cozidas ou a indevida conservação dos alimentos. É portanto, de extrema importância a consciencilização e sensibilização junto dos operadores de alimentos, para que cuidados sejam tomados e para que haja uma maior prevenção de doenças.”

Álvaro Figueiredo, VS Consultores

A conferência de imprensa também serviu para apresentar os novos “Heróis de Azul” que serão os embaixadores desta campanha, que vai desde profissionais de saúde, nutricionistas, figuras públicas até profissionais do ramo hoteleiro e da restauração, como: Evandro Lourenço, Hélio Silva, Dalva Freitas, Anselmo Silvestre, Agnaldo Lucas, Edna Alegria e Felisberta Cristóvão.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *