As actualizações, implementadas pela Meta, dona do Instagram, incluem melhorias no feed, novas formas de interacção com os conteúdos e um mapa interactivo que permite explorar publicações georreferenciadas.
A começar pela introdução dos reposts, uma funcionalidade que permite republicar conteúdos de outros utilizadores directamente no feed. As publicações partilhadas por este meio serão visíveis para amigos e seguidores, passando também a constar numa secção separada no perfil do utilizador. As republicações mantêm a autoria original visível, o que permite aos criadores de conteúdo alargar o seu alcance para além da sua rede de seguidores.
Outra das actualizações introduzidas é o novo mapa do Instagram, uma funcionalidade que permite ver onde estão localizados os amigos, caso estes optem por partilhar a sua localização. A partilha é voluntária e pode ser activada ou desactivada a qualquer momento. O mapa permite visualizar conteúdos associados a locais específicos, como publicações e stories de amigos, desde que tenham sido georreferenciadas. Estas publicações estarão disponíveis durante 24 horas.
Mesmo sem activar a partilha da própria localização, os utilizadores poderão utilizar o mapa para explorar conteúdos associados a determinadas áreas. A funcionalidade permite, por exemplo, consultar stories de amigos que tenham estado num evento ou descobrir locais frequentados por criadores de conteúdo locais.
No Reels, a plataforma introduziu também uma nova guia intitulada “Amigos”, que permitirá visualizar os conteúdos públicos com os quais os contactos mais próximos interagiram, reforçando assim o carácter social da rede. As novas funcionalidades estão a ser disponibilizadas de forma faseada a nível global.
Redacção: ola@targeting.ao