As 10 marcas de alimentos mais valiosas do mundo representam, juntas, mais de 35% do valor total de marca no ranking Food 100 de 2025, totalizando 88,4 mil milhões de dólares, segundo relatório da Brand Finance.
A Nestlé lidera pelo 10º ano consecutivo, com um valor de marca de 20 mil milhões de dólares, apesar de ter registado uma queda de 4% face a 2024. A distância para a segunda colocada, a Lay’s, é superior a 7 mil milhões de dólares. A marca de batatas fritas ocupa o segundo lugar, avaliada em 12,7 mil milhões de dólares.
Na terceira posição está a chinesa Yili (11,2 mil milhões de dólares), seguida da americana Tyson (9,9 mil milhões) e da francesa Danone (8,3 mil milhões). As três mantêm as mesmas colocações de 2024. A Kellogg’s surge na sexta posição, com 6 mil milhões de dólares, praticamente estável face ao ano anterior.
A Doritos, marca americana de tortilla chips, foi um dos destaques de 2025 ao subir três posições, alcançando o sétimo lugar, com um valor de marca de 5,4 mil milhões de dólares — um crescimento de 16%. A empresa investiu em campanhas de marketing voltadas para o público gamer, incluindo o lançamento do “Doritos Silent”, um filtro para silenciar o som do snack em conversas de voz, e de produtos em parceria com o filme A Minecraft Movie.
A taiwanesa Uni-President registou o maior avanço no ranking, subindo 10 lugares para a oitava posição, com um crescimento de 35% no valor de marca, atingindo 5 mil milhões de dólares. A italiana Barilla e a suíça Lindt completam o top 10, com valores de 5 mil milhões e 4,9 mil milhões de dólares, respectivamente.

No que diz respeito à força da marca, a finlandesa Valio lidera em 2025, com 96,3 pontos de 100 no Índice de Força da Marca (BSI), tornando-se também a marca europeia mais forte. A brasileira Sadia aparece em segundo lugar, com 92 pontos e classificação AAA+, destacando-se pela elevada defesa da marca e aceitação de preço no mercado interno.
A americana McCormick ocupa a quinta posição neste ranking de força (89,6 pontos), seguida da Lindt (87,7 pontos) e da indonésia Indomie (86,4 pontos), conhecida pelo seu macarrão instantâneo. A lista das marcas mais fortes é completada por Findus, Philadelphia e Barilla, entre o oitavo e o décimo lugar.
Redacção: ola@targeting.ao