Dando continuidade à nossa análise sobre os principais movimentos das marcas em 2024, apresentamos a segunda parte da retrospectiva, conforme prometido. Neste segmento, exploramos as transformações corporativas, as parcerias estratégicas e as inovações que marcaram o ano, sem deixar de lado os impactos para as empresas envolvidas e as respostas do mercado.
Grupo Cosal redefine-se sob a identidade de “A Nova Energia”
O Grupo Cosal, um dos principais actores nos sectores automóvel, hotelaria e turismo em Angola, redifiniu a sua identidade e a sua estratégia com o lançamento da sua nova marca: “A Nova Energia”. Esta transformação, que envolve um investimento de 20 mil milhões de kwanzas, contempla desde a renovação visual até à introdução de um portfólio inovador de veículos eléctricos das marcas Hyundai, Mercedes, Fuso e JAC, sublinhando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e inovação.
A marca que voltou a ser reconhecida como Superbrands em 2024, escolheu o dragão como símbolo para representar a ousadia, a inspiração e a transparência que definem a sua visão estratégica. Como explicou Andrea Machado, Directora Executiva do Grupo Cosal, “transformar sonhos em realidade e garantir um futuro sustentável” são os pilares que fundamentam o rebranding. Este reposicionamento é sustentado por soluções práticas que visam melhorar o dia-a-dia dos consumidores. Complementando esta estratégia, o grupo introduziu os GC Brand Experience Lounges, espaços exclusivos que oferecem, além de postos de carregamento rápido, experiências gastronómicas, serviços exclusivos e ambientes para reuniões, com o objectivo de solidificar a proposta de valor da marca à experiência do cliente.
HP entra em campo com a camisola do Real Madrid
Após mais de um século de história sem patrocinadores nesta área, o Real Madrid deu um passo ousado, permitindo que a HP se tornasse a primeira marca a figurar na manga das suas camisolas. O acordo, avaliado em 70 milhões de euros anuais, não se limita a aumentar a visibilidade da marca HP, estampada nos equipamentos das equipas masculina, feminina e nos escalões juvenis. Do contrário, quer incentivar a integração tecnológica no renovado estádio Santiago Bernabéu, com a HP a comprometer-se a transformar a experiência dos adeptos, através de dispositivos habilitados para inteligência artificial e outras soluções inovadoras que irão apoiar as operações do clube.
Todavia, o mês de Fevereiro de 2024, marcou o início de uma nova fase para a HP, que se posiciona, de agora em diante, como um player no desporto, assim como na inovação tecnológica, ao associar-se à elite do futebol mundial.
Refriango aposta nas Águas Pura Funcionais
A Refriango diversificou o seu portfólio com o lançamento das Águas Pura Funcionais, nas variantes de Moringa e Erva-Príncipe. Esta inovação surge no contexto de um mercado global em expansão de águas funcionais, que combinam hidratação com benefícios nutricionais. Na altura, a Administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, destacou a importância de escolher extractos que fossem rapidamente reconhecíveis pelos consumidores pelos seus benefícios terapêuticos.
Desde o seu lançamento, a Refriango posiciona as Águas Pura Funcionais como uma solução estratégica para preencher uma lacuna no mercado, oferecendo uma alternativa saudável e funcional para os consumidores. No entanto, a eficácia da sua adopção dependerá da adaptação do produto ao contexto sociocultural e às preferências regionais, factores determinantes para a sua aceitação no mercado. Como destacou a própria Refriango, “Lançar uma nova categoria exige a compreensão do contexto social, adaptar sabores e benéficos, para que rapidamente o produto seja adoptado pelos consumidores”.
Fidelidade Angola e “Os Invisíveis”
A Fidelidade Angola trouxe à atenção a questão da vulnerabilidade de milhões de trabalhadores com a campanha “Os Invisíveis”, cujo objectivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do Seguro de Acidentes de Trabalho. Num país, como Angola, onde muitos trabalhadores permanecem sem protecção, a campanha ganha relevância, principalmente com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam que apenas 2,8 milhões de trabalhadores estão inscritos na Segurança Social, deixando uma grande parte da população desprotegida.
Uma das primeiras peças desta campanha de comunicação é um filme de mais de 2 minutos, dirigido pela agência BORN e que retracta a história da Edusa Costa, trabalhadora doméstica que ao longo da narrativa retrata a sua jornada diária e os seus sonhos como uma das “invisíveis” que joga papel determinante em áreas importantes na edificação do país e aos quais a Fidelidade Angola quer “proteger” com a sua solução de Seguros de Acidentes de Trabalho.
Adeus, Finibanco. Olá Access Bank Angola
Após a aquisição de 99,8% das acções do Finibanco, o Access Bank PLC anunciou a mudança de nome e de sede da instituição, que passou a denominar-se Access Bank Angola. Esta alteração faz parte de uma estratégia para reforçar a presença no mercado angolano e abrir novas possibilidades de expansão no continente africano. O Access Bank Angola tem planos para consolidar a sua posição no sector financeiro, tendo já sido aprovada por unanimidade a fusão com o Standard Chartered Bank Angola (SCBA), poucos meses depois.
Com a liderança de Rui Martins Pereira, o Finibanco já apresentava resultados financeiros sólidos, mas a entrada do Access Bank veio para acelerar o crescimento e solidificar a instituição como um jogador chave no cenário financeiro africano. A alteração de nome e a mudança para uma localização mais central na Torre Victoria Premium, da cidade capital, são parte de uma estratégia para fortalecer a marca e expandir a sua base de clientes.
O que nos reserva a parte 3, e a última? Até agora, a Retrospectiva de 2024 revelou um ano de grandes transformações, com marcas a redefinirem a sua identidade e a explorarem novas oportunidades, seja através de rebranding, campanhas, parcerias estratégicas ou lançamentos inovadores. Veremos!
Redacção: ola@targeting.ao