A Coca-Cola manteve, em 2025, a liderança no ranking das marcas de bebidas não alcoólicas mais valiosas do mundo pelo 11º ano consecutivo, seguida pela Pepsi.
Segundo o relatório Brand Finance Beverages 50, o valor da marca Coca-Cola atingiu 46,3 mil milhões de dólares, um aumento de 32% face a 2024. A diferença para a Pepsi, avaliada em 22,6 mil milhões de dólares (+12%), mantém-se superior ao dobro.
As marcas norte-americanas dominam o ranking de valor, representando 67% do total, o equivalente a 106,7 mil milhões de dólares, embora apenas 16 estejam entre as 50 mais valiosas.
No top 10 de 2025 figuram, além da Coca-Cola e Pepsi, a chinesa Nongfu Spring, em terceiro lugar com 11,1 mil milhões de dólares (+34%), que ultrapassou a Red Bull, agora em quarto com 9,7 mil milhões de dólares (+16%). A Monster ocupa a quinta posição, seguida por Gatorade, Dr Pepper, Nescafé, Sprite e Estroc, sequencialmente.
LER TAMBÉM: Sector alimentar: Nestlé volta a liderar ranking das marcas mais valiosas do mundo
A Brand Finance também mede a força das marcas através do Índice de Força da Marca (BSI), que avalia reputação, fidelidade e perceção do consumidor. Neste indicador, a Coca-Cola lidera com 93,4 pontos de 100, sendo a mais forte entre as 50 maiores do setor.
A Gatorade ocupa a segunda posição, com 92,9 pontos, seguida pela Nongfu Spring (91,1 pontos). Três marcas japonesas estão entre as cinco primeiras, impulsionadas por perceções extremamente positivas no seu mercado interno.

No Reino Unido, a Yorkshire Tea registou o crescimento mais rápido em 2025, quase duplicando o valor de marca (+93%) para 569 milhões de dólares, e entrou no top 10 em força de marca, ocupando o oitavo lugar com 86,3 pontos. O desempenho está associado a uma participação recorde no mercado britânico de chá preto, que deverá atingir 2,1 mil milhões de dólares até 2030, com crescimento médio anual de 6,5%.
Redacção: ola@targeting.ao