A revista norte-americana Fortune publicou recentemente a edição de 2025 da Fortune Global 500, a lista que classifica as maiores empresas do mundo com base nas receitas registadas no exercício fiscal de 2024.
Pelo 12º ano consecutivo, o grupo norte-americano Walmart mantém-se na liderança do ranking, seguido pela Amazon, State Grid (China), Saudi Aramco (Arábia Saudita) e China National Petroleum. As dez maiores corporações da lista geraram um total mais de 370 mil milhões de dólares em receitas anuais.
Os Estados Unidos continuam a dominar a lista com 138 empresas representadas, seguidos pela Grande China (que inclui a China Continental, Hong Kong, Macau e Taiwan), com 130 empresas — três a menos do que no ano anterior. Nove das dez empresas mais lucrativas do mundo são de origem chinesa (1) ou norte-americana (8), demonstrando a preponderância destas economias no contexto empresarial global.
O sector financeiro lidera em número de empresas (121), seguido pelos sectores da energia (79), veículos automóveis e peças (35), tecnologia (34) e saúde (33). Estes cinco sectores representam em conjunto 60% das empresas da lista e são responsáveis por 66% das receitas globais.
Top 10 Fortune Global 500 de 2025:
Walmart (EUA)
Amazon.com (EUA)
State Grid ( China )
Saudi Aramco ( Arábia Saudita )
China National Petroleum ( China )
Sinopec ( China )
UnitedHealth Group (EUA)
Apple (EUA)
CVS Health (EUA)
Berkshire Hathaway (EUA)
Em termos globais, as 500 empresas listadas alcançaram receitas agregadas de 41,7 mil milhões de dólares, um crescimento de 1,8% face ao ano anterior. O número total de trabalhadores destas corporações ultrapassa os 70 milhões a nível mundial.
LER TAMBÉM: Amazon regista subida de 13% nas receitas no segundo trimestre
No que diz respeito à rentabilidade, as empresas registaram um lucro combinado de 2,98 mil milhões de dólares, ligeiramente acima do resultado do ano anterior (0,4%). A Saudi Aramco, que ocupa a 4ª posição na lista geral, foi novamente a empresa mais lucrativa, com lucros líquidos de 105 mil milhões de dólares — liderando este indicador pelo quarto ano consecutivo.
A Fortune classifica as empresas com base nas receitas totais reportadas até 31 de Março de 2025. Todas as empresas incluídas devem divulgar publicamente os seus dados financeiros, seja a uma agência governamental ou por meio de demonstrações auditadas. Os dados publicados referem-se ao exercício mais recente disponível, sendo as comparações feitas com os números do ano anterior tal como reportados na altura.
Redacção: ola@targeting.ao