O relatório da Kantar aponta para grandes mudanças que devem influenciar o marketing e o comportamento dos consumidores em 2025.
No âmbito da sua missão como player global em dados, insights, consultoria de análises avançadas e plataformas que ajudam as marcas a compreender o comportamento dos consumidores e a optimizar o seu desempenho em vendas e investimentos em media, a Kantar prevê que, desde a evolução da inteligência artificial à crescente importância da sustentabilidade e inclusão, as marcas enfrentarão novos desafios e oportunidades para se conectarem com o público de forma mais relevante, criativa e estratégica.
Acompanhe, a seguir, as dez principais tendências identificadas pela Kantar:
- A segurança estará em primeiro plano com a IA generativa
De acordo com a Kantar, à medida que os recursos de inteligência artificial generativa se tornam mais sofisticados, aumentará a pressão por maior transparência e os potenciais problemas associados ao seu uso. Portanto, este cenário exige que os profissionais de marketing assegurem a fiabilidade e a relevância dos dados, informações e ferramentas que utilizam.
- A sustentabilidade será um pilar estratégico do marketing
O relatório Kantar BrandZ Global indica que o marketing ligado à sustentabilidade contribuiu com mais de 1,1 biliões de euros para o valor das 100 maiores marcas do mundo. Um dado que reforça a ideia de que a sustentabilidade não é mais um factor secundário, mas sim uma parte integrante da actuação, dos produtos e dos serviços oferecidos pelas empresas.
- A inclusão será um imperativo para o crescimento das marcas
A média global de consumidores acredita que as empresas têm o dever de ajudar a construir uma sociedade mais justa. Contudo, segundo a Kantar, os profissionais de marketing continuam a subestimar o impacto da inclusão nos negócios. A empresa calcula que, ao não apostar em iniciativas que revelam, de facto, medidas de inclusão, as marcas podem estar a perder até 1,9 biliões de euros em potencial de mercado.
- As redes sociais precisam de inovar para reconquistar a atenção
Após anos de uso intensivo, as redes sociais enfrentam o desafio de recuperar a atenção das audiências, o que inclui marcas que utilizam estas plataformas para anunciar. No próximo ano, a qualidade do envolvimento será mais relevante do que métricas simples. Para captar a atenção e gerar reacções, os anúncios publicitários terão de ser mais criativos e personalizados.
- O desafio da desaceleração do crescimento populacional
As mudanças sociais e demográficas precisam ser encaradas como desafios estratégicos. O declínio das taxas de natalidade em muitos países aponta para um futuro com menos consumidores. Este cenário obrigará as empresas a disputar maiores quotas de mercado para manterem a competitividade e a adaptar-se a novos arranjos familiares e às alterações nos recursos financeiros das populações mais idosas.
- Uma estratégia que considere todos os formatos de vídeo
Os profissionais de marketing enfrentam desafios crescentes para distribuir os orçamentos num cenário cada vez mais fragmentado em termos de formatos e plataformas. Em 2025, será ainda mais crítico analisar as particularidades e oportunidades de cada meio ou canal para realizar escolhas mais eficazes e produtivas.
- As marcas beneficiarão do poder das comunidades de criadores
Em 2025, as marcas terão de alinhar os seus conteúdos com os de criadores que já dominam a linguagem e o estilo de comunicação das comunidades com as quais pretendem conectar-se. Colaborar com criadores de conteúdo será essencial para quem procura gerar maior envolvimento e, consequentemente, negócios.
- Expandir os limites da inovação
A inovação pode surgir de múltiplas formas, seja através da exploração de novas categorias de produtos, seja na procura de formas diferenciadas de entregar o mesmo serviço aos consumidores. As marcas que conseguirem identificar novos espaços de actuação terão, segundo a Kantar, maiores probabilidades de crescimento.
- As transmissões ao vivo continuarão a ter relevância
O sucesso do comércio ao vivo (live commerce), sobretudo na China, demonstra o enorme potencial deste formato para impulsionar vendas e gerar negócios. Em 2025, as estratégias que combinarem entretenimento e vendas ao vivo terão um papel ainda mais relevante. De acordo com a Kantar, este modelo pode beneficiar todos os sectores e segmentos económicos.
- Redes de media de retalho em constante evolução
As redes de media de retalho estão a transformar como as marcas interagem com os consumidores, por permitir a criação de anúncios mais segmentados. A precisão dos dados será cada vez mais fundamental para desenvolver mensagens mais assertivas, optimizar os investimentos e melhorar a eficácia das campanhas de marketing.
Redacção: ola@targeting.ao