Publicidade

Perplexity propõe 34,5 mil milhões de dólares para adquirir o Google Chrome

Targeting
Por Targeting
2 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

O navegador, que lidera o mercado global com 68,35% de quota em junho, encontra-se no centro de um processo judicial que poderá obrigar à sua venda.

Perante este cenário, a startup norte-americana Perplexity AI, conhecida pelo desenvolvimento do seu próprio assistente conversacional, apresentou à Alphabet uma proposta de 34,5 mil milhões de dólares para adquirir o Google Chrome.

O interesse da Perplexity foi revelado depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter recomendado a alienação do Chrome, no âmbito das medidas decorrentes de um caso antimonopólio que a Google perdeu no ano passado. A decisão judicial apontou para práticas ilegais na manutenção do domínio do mercado das pesquisas online.

Fundada em agosto de 2022 por Aravind Srinivas, Denis Yarats, Johnny Ho e Andy Konwinski, a Perplexity AI vale actualmente 18 mil milhões de dólares, mas garante ter investidores dispostos a financiar a operação. Apesar de o valor proposto quase duplicar a sua avaliação, a empresa vê nesta aquisição uma oportunidade estratégica para competir no segmento dos motores de busca e da navegação web.

Esta não é a primeira tentativa de expansão agressiva da Perplexity. No início do ano, a empresa procurou negociar a compra do TikTok à PorteDance. Embora o montante não tenha sido oficialmente confirmado, a CNBC noticiou que o valor oferecido ultrapassava os 50 mil milhões de dólares. A gigante chinesa, contudo, recusou qualquer possibilidade de venda da rede social.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *