Publicidade

OpenAI “ameaça” Google e Bing? Vem aí o PesquisarGPT

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

A OpenAI revelou planos para lançar um novo motor de pesquisa, destinado a rivalizar com o Google e o Bing da Microsoft. O protótipo, denominado PesquisarGPT, encontra-se actualmente em fase de testes e utiliza as avançadas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) da empresa. O objectivo da OpenaAI com a futura plataforma é de oferecer informações mais pertinentes de maneira mais rápida e eficiente.

O PesquisarGPT, que visa optimizar a pesquisa deinformações, será integrado ao ChatGPT após o período de testes. “Encontrar respostas na internet pode ser um processo demorado e muitas vezes requer múltiplas tentativas para obter resultados úteis. Acreditamos que, ao integrar informações em tempo real aos nossos modelos de conversação, podemos simplificar e acelerar esse processo”, explica a OpenAI no seu site.

A OpenAI está a desenvolver métodos para permitir que editores controlem melhor como os seus conteúdos são exibidos no PesquisarGPT, como forma de aumentar as opções disponíveis e valorizar o novo motor de busca. Este anúncio vem numa altura em que empresas como Bing e Google estão a intensificar os seus investimentos em tecnologia de IA para motores de pesquisa, enquanto a Amazon, em colaboração com a Nvidia, está a desenvolver o Perplexity, um chatbot também baseado em IA para optimizar as pesquisas. Enquanto o PesquisarGPT não é oficialmente lançado, os utilizadores podem entrar na lista de espera para receber a informação do lançamento em primeira mão.

Desde o seu lançamento em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, o Google tem sido a plataforma de pesquisa dominante globalmente, com 8,5 mil milhões de pesquisas realizadas diariamente, o que equivale a cerca de 99 mil pesquisas por segundo.

De acordo com um estudo da StatCounter de Junho, o Google detinha uma impressionante quota de 91,1% do mercado global. Este domínio está agora a ser desafiado por empresas como a Microsoft, OpenAI, Amazon e Nvidia, que estão a introduzir novas soluções para melhorar a experiência de pesquisa online.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *