Designada CODEPOINT by Mirantes, o concurso é direccionado para startups de tecnologias digitais. Desenhado para promover a criação de um ecossistema de inovação tecnológica em Angola, a competição assegura um prémio de 20 milhões de kwanzas para a startup vencedora.
Com foco em soluções que respondam às necessidades do continente africano, a Mirantes explica que a iniciativa procura impulsionar o empreendedorismo entre as novas gerações e promover a participação em projectos alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.
Por se tratar de uma competição aberta a participantes individuais e equipas, a Mirantes sublinha que esta oferece uma jornada imersiva em várias etapas. A organização explica que a primeira fase, com duração de 30 dias, terá como foco os aspectos conceituais, que inclui workshops e masterclasses sobre os fundamentos da criação de startups.
A organização acrescenta que, em seguida, as equipas avançarão para uma etapa de 60 dias, focada na criação de produtos e na estruturação das startups como entidades comerciais, com desafios destinados a testar as suas competências técnicas e de inovação. Na fase final, também com duração de 60 dias, o objectivo será preparar as startups para o mercado, estabelecer estratégias de crescimento contínuo e validação comercial.
Além de oferecer um prémio de 20 milhões de kwanzas à startup vencedora, a competição, reforça a Mirantes, disponibilizará recursos adicionais ao longo do processo para apoiar as equipas na sustentação e expansão das suas actividades. O corpo de jurados inclui representantes da Mirantes Technologies, do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e da Academia do Empreendedor de Luanda (AEL), contando ainda com um jurado surpresa e com a participação do público na avaliação final.
Redacção: ola@targeting.ao
Gostaria de saber como candidatar-se ao concurso.