A Microsoft anunciou recentemente que descontinuará o Skype, a sua plataforma pioneira de chamadas de voz e vídeo online, adquirida em 2011 por 8,5 mil milhões de dólares. O serviço permanecerá activo até 5 de maio de 2025, dando tempo aos utilizadores para migrarem para o Microsoft Teams ou exportarem os seus históricos de conversação.
“A partir de maio de 2025, o Skype não estará mais disponível”, informou a plataforma numa nota. A empresa incentivou os utilizadores a continuarem a utilizar os seus serviços através do Microsoft Teams Free, de modo garantir a transferência de contactos e históricos de conversação para a nova plataforma.
A decisão marca o fim de uma era para o Skype, lançado há mais de 20 anos e amplamente utilizado para comunicação online, particularmente nos primeiros anos da década de 2000. A plataforma tornou-se popular ao permitir chamadas para números de telefone nacionais e internacionais a custos reduzidos, em substituição gradual das tradicionais operadoras telefónicas.
Segundo Amit Fulay, Vice-Presidente de Produtos da Microsoft, a transição para o Teams foi cuidadosamente planeada, de modo a minimizar impactos para os utilizadores. “Se quiserem mudar para o Teams, o primeiro passo é bastante imediato, porque já fizemos o trabalho no backend para restaurar os seus contactos, histórico de mensagens e registos de chamadas”, afirmou em entrevista ao portal The Verge.
A Microsoft justificou a decisão com a perda de popularidade do Skype, atribuída ao crescimento dos smartphones e de aplicações concorrentes, como FaceTime e WhatsApp. Jeff Teper, Presidente do Microsoft Teams, afirmou à CNBC que a empresa pretende simplificar a sua oferta de comunicação e acelerar a inovação. “Aprendemos muito com o Skype ao longo dos anos e aplicámos esse conhecimento ao Teams à medida que evoluímos a plataforma nos últimos sete ou oito anos”, disse.
Redacção: ola@targeting.ao