Google Podcasts tem os dias contados

Targeting
Targeting 29 de Setembro, 2023

O Google acaba de anunciar que a plataforma Google Podcasts está com os dias contados, sendo que estará operacional apenas até finais de 2023. Porém, espera-se que a notícia não seja má de todo, pois, na mesma senda, a empresa garantiu que todos os conteúdos disponíveis no Google Podcasts serão migrados para o Youtube Music.

Actualmente, uma parcela significativa dos ouvintes de podcasts já utiliza o YouTube como plataforma de eleição para esse tipo de conteúdo. Dados da Edison sugerem que 23% dos utlizadores semanais de podcasts nos EUA dizem que o YouTube é o serviço que usam com mais frequência, em oposição aos 4% do Google Podcasts. Tendo esta informação como base, o Google opta agora por descontinuar o Google Podcasts, até porque nos últimos tempos a empresa tem concentrado os seus investimentos no Youtube Music para estreitar a concorrência com o Spotify, Apple Music, Amazon Music, entre outros serviços de streaming.

No blogue oficial do YouTube, o Google afirma que em 2024 tenciona aumentar ainda mais o investimento na experiência de podcast no YouTube Music:

“Em 2024 aumentaremos o nosso investimento na experiência de podcast no YouTube Music, tornando-o um destino melhor para os fãs e os podcasters, com recursos exclusivos do YouTube para comunidade, descoberta e alternância de áudio/visual. Posteriormente, em 2024, como parte desse processo, descontinuaremos o Google Podcasts”.

Adicionalmete e como parte do processo, o Google garante que vai ajudar os usuários do Google Podcasts a migrar o YouTube Music: “Queremos ter certeza de que acertaremos e daremos aos fãs e podcasters bastante tempo para fazer a transição. Para os usuários, isso significa uma ferramenta de migração simples e a capacidade de adicionar feeds RSS de podcast à sua biblioteca do YouTube Music, incluindo programas que não estão actualmente hospedados no YouTube“.

Redacção: ola@targeting.ao 

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *