Publicidade

Decisão antitruste obriga Google a “facilitar” espaço para concorrentes

Targeting
Por Targeting
2 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

A justiça dos Estados Unidos condenou o Google por violar leis antitrustes (leis de defesa concorrencial americana) e manter um monopólio no mercado de pesquisas e publicidade. O tribunal de Washington concluiu que a empresa age de forma monopolista para sustentar sua posição dominante.

O Google controla cerca de 90% das pesquisas online nos EUA e gastou quase 26 bilhões de dólares em 2021 para garantir que o seu mecanismo de pesquisa fosse o padrão nos dispositivos da Apple e Samsung, configurando uma clara violação das leis antitruste e um monopólio ilegal, apelou o tribunal.

A decisão do tribunal de Washington, proferida nesta segunda-feira (5), marca a primeira grande vitória das autoridades federais americanas contra o domínio das Big Techs. A decisão pode levar a um segundo julgamento para definir possíveis soluções, o que inclui a separação da Alphabet, a holding controladora do Google, o que poderia mudar o cenário da publicidade online.

A defesa do Google argumenta que o sucesso da plataforma se deve à qualidade do serviço, não as práticas anticoncorrenciais, e anunciou que recorrerá da decisão. Kent Walker, Presidente de Assuntos Globais do Google e da Alphabet, afirmou que a decisão “reconhece a superioridade do Google, mas conclui que não devemos ter permissão para tornar o serviço facilmente disponível”.

O processo judicial pode se estender por um longo período, com possíveis apelações ao Tribunal de Apelações dos EUA, ao Circuito do Distrito de Columbia e até à Suprema Corte dos EUA, o que pode prolongar a disputa até 2026.

Após o anúncio da decisão, as acções da Alphabet caíram 4,5% em meio a um declínio mais amplo nas ações de tecnologia e temores de recessão. Em 2023, a publicidade representou 77% das vendas totais da Alphabet.

Redacção: ola@targeting.ao

Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *